Ano XIII - nº 35  |   agosto 2020   |   ISSN 1983-2354
» ÁLBUM

Álbum comemorativo aos 10 anos do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra: “Nossos Passos Vêm de Longe”

Álbum de fotos comemorativo em alusão aos 10 anos do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, um evento que abre espaço para a proposição de políticas públicas antirracistas e é integrado por universidades, movimentos sociais e culturais, escolas de educação básica, terreiros, comunidades tradicionais e periféricas. O álbum é resultado da seleção das principais imagens do evento, construído em parceria com a Revista África e Africanidades.

Leia Mais »
» ARTIGOS

Cartas para minha mãe, de Teresa Cárdenas: racismo e resistência na voz de uma literata negra

Uma análise do racismo sob a perspectiva da personagem principal – uma criança, negra e órfã –, no romance epistolar Cartas para minha mãe, da escritora cubana contemporânea Teresa Cárdenas.

Leia Mais »

“Não me ignore”: a urgência de uma educação para as relações étnico-raciais

Curso promovido pelo NEABI do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Vila Velha, é tema de estudo sobre a importância da formação dos sujeitos presentes nas escolas para a construção de uma educação para as relações étnico-raciais.

Leia Mais »

A educação para o negro no Brasil e a proposta de redução da maioridade penal

A partir de uma crítica fundamentada em marcadores históricos, culturais, sociológicos e políticos, pesquisadores afirmam que a PEC nº 04/2019 estrutura-se a partir de um racismo velado, que se tornou tradição no país. Com ênfase em uma perspectiva pedagógica, eles apresentam os efeitos dessa PEC na educação e no sistema penitenciário brasileiro.

Leia Mais »

Temas geradores na educação escolar quilombola: um relato de experiência na formação continuada de professores no Quilombo de Umarizal, Baixo-Tocantins

O artigo apresenta uma análise da experiência do uso de temas geradores e da metodologia freireana em curso de formação continuada para professores da rede pública de ensino das comunidades quilombolas do município de Baião, Pará.

Leia Mais »

O acesso à educação formal como alternativa de combate às desigualdades de gênero em Moçambique

Pesquisa aponta para a urgência no estabelecimento de diálogo entre educação e práticas tradicionais, de forma a colaborar para o empoderamento de mulheres moçambicanas inseridas em contextos de opressão, resultantes de estruturas patriarcais e coloniais.

Leia Mais »

Fanon, violência e gênero: uma tradução de “Preface to concerning violence”, de Gayatri Spivak

Pela primeira vez é publicada, em português, a versão integral do prefácio crítico de autoria da teórica indiana Gayatri Spivak, apresentado e distribuído em 2014, durante a estreia do videodocumentário Concerning violence, que traz imagens e depoimentos de militantes, guerrilheiros (as) e políticos no período das guerras de libertação de Angola, Burkina Faso, Moçambique e Zimbabwe, intercalados pela exibição de trechos de “Os condenados da Terra” (1961), de Frantz Fanon, narrados pela rapper estadunidense Lauryn Hill.

Leia Mais »

A identidade histórica e a formação do vocábulo afro-brasileiro e afrodescendente

Artigo analisa o processo de formação discursiva presente no ensino da língua portuguesa e aponta para a necessidade de desconstrução de formações excludentes.

Leia Mais »

“Só fica bonito preso”: Questões étnico-raciais na educação não-formal

Pesquisa-ação junto a crianças integrantes de projeto social no município de Amargosa, Bahia, convida-nos a refletir sobre a importância do educador para os processos de escuta de vivências de preconceitos, acolhimento e reelaboração positiva de identidades, nos espaços não-formais de educação.

Leia Mais »

Negritude, Craveirinha e Sartre: de uma obra apenas começada

Artigo traz uma conexão entre diferentes conceitos e obras críticas ao sistema colonial e aos imperialismos europeu e estadunidense.

Leia Mais »

Juventude e trânsito religioso: cristianismo evangélico e religiões afro-brasileiras

Projeto “Testemunhos de Axé” impulsiona, nas redes sociais, estudo sobre intolerância religiosa e a crescente conversão de jovens evangélicos às religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé.

Leia Mais »

Relações étnico-raciais e crianças: um estudo em uma escola pública de Itapetinga (BA)

Pesquisa analisa como crianças agem, acionam, vivenciam e elaboram compreensões acerca do racismo e da discriminação racial em suas relações com outras crianças e adultos no dia a dia de suas rotinas escolares.

Leia Mais »

Representações do feminino em Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Conheça uma proposta de análise da temática do feminino permeada pela memória, crítica ao racismo, valorização da mulher e da comunidade negra em uma obra da escritora mineira Conceição Evaristo. Os pesquisadores destacam nela a existência de um eu lírico que problematiza as relações que se estabelecem entre dominadores e dominados, e entre opressores e oprimidos.

Leia Mais »

As encruzilhadas do racismo estrutural na educação do negro no Brasil

Pesquisadores da área de Saúde mental discutem os efeitos do racismo estrutural na educação e as possibilidades de se seguir um caminho não discriminatório.

Leia Mais »

A saliência fônica na marcação da concordância verbal de P6 no português afro-brasileiro da Comunidade Quilombola Rio das Rãs, Bahia

Linguistas apontam para a importância de se estudar a fala de comunidades negras, rurais e quilombolas como um fator relevante para compreender o contato entre línguas na formação histórica das variedades populares do português brasileiro.

Leia Mais »

Formação de professores do Ceará para o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena

Pesquisadores analisam o alcance da experiência de formação continuada em relações étnico-raciais, oferecida a professores da SEDUC do Ceará, na influência das práticas curriculares.

Leia Mais »

Religiosidade afro-brasileira, escola e políticas públicas: uma reflexão sobre o fenômeno religioso, afro-brasileiro, no espaço escolar

Teólogo discute intolerância religiosa e a importância de se trabalhar as temáticas da religião e das religiosidades afro-brasileira e africana dentro do espaço escolar, e o porquê de não se fazer isso apenas no interior da sala de aula.

Leia Mais »