Revista África e Africanidades | Edições nº 14 e 15
Ano IV - nº 14 e 15  |   ago - nov 2011   |   ISSN 1983-2354

Racismo implícito: um olhar para a Educação Infantil

Práticas pedagógicas de escola municipal no Paraná são analisadas com o intuito de averiguar como as questões étnicorraciais, sobretudo, práticas de racismo, preconceito e discriminação racial são abordadas no trabalho pedagógico. Leia Mais »

O púrpura e a lavanda: o womanism em A cor púrpura de Alice Walker

escritora Alice WalkerA partir da análise da literatura negra norte-americana, a autora analisa como os ideais do movimento abolicionista dos homens negros e do movimento feminista das mulheres brancas influenciaram no surgimento de um grupo que buscava a libertação tanto das ideologias racistas como das sexistas. Leia Mais »

Peles negras, escolas brancas: um estudo de caso

Pesquisa investigou textos, imagens e elementos indiciários ou não de uma educação antirracista em materiais didáticos nas séries iniciais do ensino fundamental utilizados pela Escola Municipal Narciso Rabelo, em Manhumirim (MG). Leia Mais »

 

Encontros com a África Lusófona

Nos dias 06 e 13 de agosto, a Revista África e Africanidades, realizou em seu Centro de Cursos, na cidade de Belford Roxo - RJ, o Curso Aspectos Históricos, Geográficos e Culturais de Cabo Verde. A atividade reuniu professores, estudantes, bibliotecários e educadores sociais brasileiros e caboverdianos. As aulas foram ministradas pela professora e editora Nágila Oliveira (Brasil), Osvaldo Lopes (Cabo Verde) e Verônica Oliveira (Brasil).

 

Mitologias Africanas e Afro-Brasileiras

Nos meses de junho e julho, a Revista África e Africanidades, realizou em seu Centro de Cursos, na cidade de Belford Roxo - RJ, o II Curso Mitologias Africanas e Afro-Brasileiras na Sala de Aula. Ao término do curso os cursistas participaram de visita guiada ao museu Instituto de Pesquisa Afro Cultural Odé Gbomi, na cidade de Nova Iguaçu e que abriga o maior acervo de cultura iorubá do estado do RJ. As aulas foram ministradas pela professora e editora Nágila Oliveira dos Santos. Veja mais Fotos»

»»» »»»

 

IV Coloquio Internacional Imaginário, Cultura e Educação

Realizado nos dias 03, 04 e 05 de agosto, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, o evento contou com a participação de nossa diretora e editora, Profª Nágila Oliveira dos Santos que juntamente com a professora Regina de Fátima de Jesus (UERJ - SG) coordenou a sessão de comunicação Educação, Imaginário e Africanidades: memória, cultura e ancestralidade. »