Ano III - nº 11   |   novembro de 2010   |   ISSN 1983-2354

A valorização da história e cultura afro-brasileira por Luiz Carlos da Vila

Luiz Carlos da Vila - Cantor e compositorEspecialista em História da África e do negro no Brasil, a partir do estudo da vida e obra do compositor e músico Luiz Carlos da Vila, destaca as contribuições da música para a compreensão e valorização da História e Cultura afro-brasileira. Leia Mais »

Consciência coletiva, identidade negra e cidadania: uma perspectiva pós-colonial para as construções sociais no Brasil

Doutorando em Pós-Colonialismos e Cidadania Global da Universidade de Coimbra, analisa os processos de construção da identidade negra, sob a perspectiva das matizes da herança colonial e das relações sociais conflituosas que permeiam o ideário da identidade nacional até os dias atuais. O artigo traz novos olhares sobre outras possibilidades de cidadania. Leia Mais »

Baara, de Souleymane Cissé

O olhar crítico, o lirismo e o sentido narrativo do maliano Souleymane Cissé, um dos maiores cineasta do continente africano, são destaques na resenha do filme Baara. Leia Mais »

O ensino e a pesquisa sobre África no Brasil e a lei 10.639

Doutora em Antropologia Social reflete sobre as relações entre ensino e pesquisa de África no Brasil, após a promulgação da lei federal de 2003, que tornou obrigatório, em todos os níveis de ensino, o estudo da história e cultura africana e afro-brasileira.

Da cor do preconceito: o negro na teledramaturgia brasileira

O livro A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo, que faz uma retrospectiva histórica da presença do negro nas telenovelas brasileiras, desde a sua origem até a década de 1990 e as novelas de João Emanuel Carneiro, exibidas pela Rede Globo são temas de análise de estudante da Universidade Federal da Bahia, sobre a presença do negro na telenovela brasileira.

A construção da identidade negra em territórios de maioria afrodescendente

Pesquisadora e gestora de políticas públicas de Educação, afirma que as turmas de alfabetização para adultos constroem culturalmente as identidades dos sujeitos marcadas por códigos específicos de identificação. Destaca ainda, que as salas de aula e de ambiente de convivência remetem em sua maioria a construção de identidades geralmente estigmatizadas e racistas

Conceição Evaristo – Poemas da recordação e outros movimentos

Conceição_EvaristoTexto destaca antologia poética da escritora Conceição Evaristo, principal voz feminina da literatura afro-brasileira. Leia Mais »

Cabelo bom. Cabelo ruim: a construção da identidade afrodescendente na sala de aula

Estudante da Universidade Estadual da Bahia destaca a importância da construção da identidade afrodescendente na sala de aula, tendo como enfoque principal a estética, trazendo como problemáticas as representações e as percepções sobre o cabelo crespo, construídas dentro e fora das instituições de ensino. Leia Mais »

The arts of resistance in the poetry of Linton Kwesi Johnson

Linton Kwesi JohnsonEstratégias de resistência diaspórica e hibridismo cultural nas obras do poeta britânico-jamaicano Linton Kwesi Johnson (LKJ), para subversão do poder hegemônico, são trazidas pelo artigo de Jair Luiz França Júnior.Leia Mais »

Entrevistas

André Diniz, desenhista e roteirista num bate-papo exclusivo

Em entrevista exclusiva André Diniz traz um pouco de sua trajetória, discute os novos desafios e perspectivas para as HQs brasileiras; e nos conta sobre construção dos personagens das obras "Quilombo Orun Aiê" e "Chico Rei". Leia Mais »

Mara Ribeiro, gerente de ensino da SEEDUC - RJ, analisa avanços e desafios da lei 10.639/03

Revista África e Africanidades entrevista gestora da Coordenadoria Metropolitana I – sobre a aplicação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história, cultura e literatura africana e afro-brasileira na Educação Básica. Veja os principais desafios, perspectivas e ações destacados durante entrevista. Leia Mais »