Artigo analisa os provérbios tradicionais guineenses como sendo um dos valores subalternizados pela era global de informatização e de sistematização do conhecimento. Para o pesquisador o apagamento dos provérbios na Guiné-Bissau seria um dano inimaginável na re/construção da identidade cultural guineense e na dinamização do seu saber histórico-cultural pós-independência. A pesquisa traz um diálogo interdisciplinar, discutindo o conceito do provérbio, seu uso histórico e cultural, a discussão se fecha com a interpretação dos provérbios tradicionais guineenses escritos em língua guineense (kriol) traduzidos para português. Leia Mais »
Estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira
Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (NEIAB/UEM), a partir de um processo de escuta e debate com docentes da educação básica participantes de um curso de extensão elabora livro sobre os seus principais desafios para a construção de uma educação para relações raciais e que traz estratégias para efetivar práticas pedagógicas em consonância com Lei 10.639/2003. Leia Mais »