Ano XII - nº 30  |   maio. 2019   |   ISSN 1983-2354
» ARTIGOS

Expressão cultural nos provérbios tradicionais da Guiné-Bissau: sabedoria e lições de vida

Artigo analisa os provérbios tradicionais guineenses como sendo um dos valores subalternizados pela era global de informatização e de sistematização do conhecimento. Para o pesquisador o apagamento dos provérbios na Guiné-Bissau seria um dano inimaginável na re/construção da identidade cultural guineense e na dinamização do seu saber histórico-cultural pós-independência. A pesquisa traz um diálogo interdisciplinar, discutindo o conceito do provérbio, seu uso histórico e cultural, a discussão se fecha com a interpretação dos provérbios tradicionais guineenses escritos em língua guineense (kriol) traduzidos para português. Leia Mais »

Estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira

Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (NEIAB/UEM), a partir de um processo de escuta e debate com docentes da educação básica participantes de um curso de extensão elabora livro sobre os seus principais desafios para a construção de uma educação para relações raciais e que traz estratégias para efetivar práticas pedagógicas em consonância com Lei 10.639/2003. Leia Mais »

A resistência de uma organização negra do interior de São Paulo: o caso do Estrela D’Oriente

Pesquisa baseada em pesquisa bibliográfica e história oral analisa a criação da Sociedade Beneficente e Recreativa Estrela D´Oriente, uma organização negra localizada em Barretos, interior de São Paulo, que foi erigida como resposta à segregação vivenciada pela população negra daquela cidade dentro de um contexto de fortalecimento dos movimentos negros no Brasil. Leia Mais »

Globalização e mobilidade dos jogadores de futebol: caso da Guiné-Bissau 1974-2017

Artigo nos possibilita refletir sobre os processos de mobilidade e globalização dos jogadores de futebol da Guiné-Bissau desde 1974, ano em que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) foi fundada e também se afilhou à Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) organismo que rege o futebol mundial, e até 2017, ano em que o futebol do país atingiu o seu auge por conseguir a inédita classificação e consequentemente a sua histórica participação no campeonato africano das nações (CAN 2017). Leia Mais »

A história do continente africano na sua realidade e não na visão dos imaginários

TCC em licenciatura em Sociologia da UNILAB reflete aborda alguns aspectos da questão pan-africana que foi uma ideologia criada pelos os intelectuais africanos e norte-americanos, e caribenhos no âmbito de unir os povos africanos, a fim de ter uma única forma de resolver as suas situações políticas, econômicas e culturas por eles próprios em contraposição ao imaginário sobre o continente produzido por filósofos e historiadores do século XX.Leia Mais »

Múltiplos olhares sobre raça e racismo: revisitando conceitos a partir de uma visada interdisciplinar

Pesquisa busca estimular o debate acerca da (re)produção do racismo nos mais diferentes espaços sociais, oferecendo, também, um referencial bibliográfico capaz de estimular e orientar futuras pesquisas. A análise parte dos múltiplos conceitos de raça e racismo em perspectiva interdisciplinar, colocando em diálogo diferentes áreas do conhecimento, como História, Antropologia, Sociologia, Psicologia e Análise do Discurso Crítica. Leia Mais »

Compreensão da prática cultural africana entre a tradição e os limites: mutilação genital feminina na Guiné-Bissau praticada na Setor Autonomo de Bissau anos de 2001 a 2003

Pesquisa realizada a partir de entrevistas com estudantes muçulmanas guineenses da Unilab - Ceará, pertencentes a grupos étnicos distintos discute a prática da mutilação genital feminina enquanto rito de iniciação, seus símbolos, significados, e riscos à integridade física e psicológica. Leia Mais »

Políticas públicas de saúde e práticas tradicionais: estudo comparativo Brasil - Guiné Bissau

Estudo sobre as políticas públicas para promoção da Saúde, através do uso de práticas tradicionais com fitoterapia, aponta para possibilidades de política brasileira de práticas integrativas e complementares na saúde ser adotada como modelo na Guiné-Bissau. Leia Mais »

Processo de Transição do “Socialismo” para a Economia de Mercado (Capitalismo ou Neoliberalismo) em Moçambique

Pesquisador da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique analisa o histórico de transformação do sistema econômico socialista de Moçambique para o neoliberal, fortemente influenciado pelo FMI e pelas forças internas e a nível mundial.Leia Mais »

Racismo: diálogos entre a teoria das representações sociais e o conceito de cultura política

Artigo discute o conceito de racismo a partir de um exercício de aproximação de pressupostos da teoria das representações sociais e o conceito de cultura política e aponta práticas interdisciplinares como um campo promissor de investigação.Leia Mais »

Filhas da guerra: uma análise da mulher da colônia e pós-colônia no romance Se o passado não tivesse asas, de Pepetela

A desigualdade social, a dominação masculina como violência física e simbólica são consequências às quais o colonialismo e a cultura patriarcal submeteram a mulher da colônia e da ex-colônia. O objetivo desse artigo é fazer uma análise das personagens femininas, em especial Himba e Sofia do romance Se o passado não tivesse asas, de Pepetela (2017). A análise se baseará em dois momentos da história de Angola: a guerra civil (1995) e a pós-guerra (2012). Tentaremos evidenciar nos dois momentos da história do romance como a violência física, psicológica e a desigualdade social sempre afetaram mais o gênero feminino.Leia Mais »

Aspectos pós-coloniais em João Vêncio: Os seus amores, de Luandino Vieira

O presente artigo tem por objetivo analisar os aspectos pós-coloniais na obra João Vêncio: os seus amores (1987), de José Luandino Vieira, evidenciando o valor da obra no contexto de sua produção, um período de resistência e construção de identidade.Leia Mais »

‘La noire de...’: o cinema africano e a tessitura de signos

O artigo traz um diálogo entre o cinema africano e a relevância do seu uso no processo histórico e sociocultural. O cineasta Ousmane Sembène que ganhou destaque neste estudo ficou conhecido por suas produções chamadas de políticas (ou sociopolíticas) devido ao teor realista e sempre trazendo para as representações os critérios sociais, econômicos e políticos.Leia Mais »

Música como arte da revolução: José Carlos Schwarz no processo de crítica social em Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau foi um dos países da África dominados pelos portugueses durante séculos, conquistou unilateralmente a sua independência no ano de 1973 através da luta armada que contou com a união da maioria da população guineense. Portanto, nesse processo crítico da luta de libertação, a música, assim como outras manifestações culturais, nunca deixou de se manter presente no cotidiano da população guineense como um instrumento da resistência. TCC em Letras da UNILAB analisa o impacto que as músicas de José Carlos Schwarz, tiveram sobretudo na advertência e sensibilização da população na participação da luta pela independência.Leia Mais »

O ritual, cerimônia de katchituran na cidade de Caio

Muito pouco se tem escrito sobre os rituais das etnias da Guiné-Bissau, em particular, do grupo étnico Mandjaco onde ocorre a cerimônia de Katchituran, na cidade de Caio, na região de Cacheu. Nesta pesquisa etnográfica os autores buscam compreender os usos e sentidos atribuídos ao pano de pinti, um tipo de pano bastante popular nas performances ritualísticas das etnias guineenses. Apresentam ainda as diferentes etapas constitutivas da cerimônia e os métodos utilizados na realização e acompanhamento do Katchituran.Leia Mais »