Ano X - nº 25  |   nov. 2017 a jan. 2018   |   ISSN 1983-2354

Sombra di polon: o embrião das Moranças e Tabankas da herança Kaabunke

Arquiteto, urbanista e pesquisador guineense realiza estudo sobre a dimensão espacial e o papel social, econômico, cultural, político, religioso e espiritual que a Sombra di Polon constitui enquanto o espaço embrionário da configuração territorial e construção do lugar com as comunidades tradicionais Moranças e Tabankas da herança Kaabunke na atual Guiné Bissau. Leia Mais »

Assentamentos da herança afro-portuguesa nas margens dos rios da Guiné

"As praças e os edifícios da herança afro-portuguesa e as identidades, que apareceram junto com essas construções e as suas dinâmicas enquanto espaços de relações econômicas, sociais e políticas" são temas de pesquisa de pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa em Guiné Bissau. Leia Mais »

Abolição e esquecimento: a invisibilidade do negro na cultura e literatura do Ceará

Graduada em Letras dialoga com estudiosos da história do Ceará e da literatura brasileira para compreender o fenômeno da invisibilidade do negro na cultura e literatura no pós-abolição. Leia Mais »

Guerrilheiros da utopia, personagens da distopia: breve estudo comparado de A geração da utopia e Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra

Artigo destaca a representação literária da euforia utópica das lutas de independência em Angola e Moçambique, seguida pelo desencanto distópico do pós-independência, caracterizado na expressa decepção dos personagens com a continuidade do sofrimento do povo mesmo com a vitória sobre o colonialismo. Leia Mais »

A representatividade racial como propulsora do afetamento e despertar crítico do aluno

Projeto de professora de Sociologia realizado na periferia carioca defende a relevância da concepção da interculturalidade crítica do currículo para a conscientização dos/das estudantes acerca de suas identidades raciais. Leia Mais »

O debate sobre o(s) conceito(s) de raça na formação do professor de Ensino Fundamental

A partir da análise das realidades locais das escolas públicas do Rio de Janeiro, professor e pesquisador discute a educação para as relações étnico-raciais em diálogo com a formação dos professores. Leia Mais »

Danço logo existo, penso logo existo: democracia racial ou mito da democracia racial sob uma nova configuração no Programa Esquenta?

As representações de pessoas negras no programa de televisão "Esquenta!" é analisada por pesquisador e nos traz uma questão: estas representações conseguem promover e/ou motivar reflexões acerca das desigualdades étnico-raciais no Brasil ou reproduz os lugares sociais aos quais o racismo relegou esta parcela da sociedade brasileira? Leia Mais »

» PLANOS DE AULA

Contos e histórias da cultura africana

Docente sugere ações que contribuam para uma pedagogia anti-racista, plural e inclusiva entre alunos da Educação Infantil.

Etnia, Racismo e Multiculturalismo

Plano de aula visa oferecer elementos para uma maior compreensão das questões étnico-raciais na sociedade brasileira.

Educação para as relações étnico-raciais - Ensino Fundamental

Atividades diversificadas contribuem para a reflexão sobre relações étnico-raciais no cotidiano escolar.

 

 

Os cabelos e os penteados assumem para o africano e os afrodescendentes a importância de resgatar, pela estética, memórias ancestrais, memórias próximas, familiares e cotidianas (LODY, 2004)" Leia Mais»

     

    O estudo comparativo entre dois universos poéticos tão díspares é um exercício de desconstrução da idéia de Mulher enquanto categoria unitária e homogênea. Leia Mais»

 

Um instigante olhar sobre as literaturas brasileira e africanas de língua portuguesa no que concerne ao dizer dessas mulheres. Por Assunção de Maria Souza. Leia Mais »

Assunção de Maria Sousa e Silva reflete sobre valores e costumes da cultura dos orixás a partir dos contos de Mãe Beata. Leia Mais »