Ano X - nº 24  |   agosto de 2017  |   ISSN 1983-2354

"Ninguém tem o direito de interromper os meus sonhos"

Pesquisadoras analisam trajetória e discurso literário da escritora moçambicana Paulina Chiziane que se entrelaçam com o contexto sócio-histórico de seu país. Leia Mais »

Colonização e qualidade democrática na África, segundo o Democracy Index

Artigo relaciona o atual desempenho democrático e autogovernança de países africanos aos diferentes modelos de colonização. Leia Mais »

Cinemas africanos no plural: os usos nos estudos das relações étnico-raciais

Artigo analisa os usos das imagens, narrativas e sons dos cinemas produzidos pelo continente africano no contexto da educação para as relações étnico-raciais no cotidiano das escolas brasileiras. Leia Mais »

Diferenciação e Valorização da Negritude no Clube José do Patrocínio

Clube recreativo negro é ponto de partida para estudo sobre espaço de socialização, visibilidade, identidade e empoderamento negros na cidade de Júlio de Castilhos, no RS. Leia Mais »

Tentando entender a diferença: Por que afrodescendente e não negro, pardo, Mulato, preto?

Artigo de doutorando da USP aborda a discussão dos conceitos de raça e suas possíveis e variadas interpretações ocorridas ao longo dos tempos, inclusive na escola. Discorre sobre a idealização dos paradigmas raciais e o campo político brasileiro. Leia Mais »

Da utopia à distopia: a formação de uma nação em um romance angolano

Romance A Geração da Utopia, do escritor Pepetela é pano de fundo para análise sobre espaço e tempo em destaque para o processo de independência de Angola. Leia Mais »

» PLANOS DE AULA

Contos e histórias da cultura africana

Docente sugere ações que contribuam para uma pedagogia anti-racista, plural e inclusiva entre alunos da Educação Infantil.

Etnia, Racismo e Multiculturalismo

Plano de aula visa oferecer elementos para uma maior compreensão das questões étnico-raciais na sociedade brasileira.

Educação para as relações étnico-raciais - Ensino Fundamental

Atividades diversificadas contribuem para a reflexão sobre relações étnico-raciais no cotidiano escolar.

 

 

Os cabelos e os penteados assumem para o africano e os afrodescendentes a importância de resgatar, pela estética, memórias ancestrais, memórias próximas, familiares e cotidianas (LODY, 2004)" Leia Mais»

     

    O estudo comparativo entre dois universos poéticos tão díspares é um exercício de desconstrução da idéia de Mulher enquanto categoria unitária e homogênea. Leia Mais»

 

Um instigante olhar sobre as literaturas brasileira e africanas de língua portuguesa no que concerne ao dizer dessas mulheres. Por Assunção de Maria Souza. Leia Mais »

Assunção de Maria Sousa e Silva reflete sobre valores e costumes da cultura dos orixás a partir dos contos de Mãe Beata. Leia Mais »