Pesquisadora analisa mitologia yorubá e destacando os mitos sobre Exu. Estes foram selecionados pelo seu forte aspecto de história exemplar,uma vez que Exu é o orixá que possui personalidade mais próxima da dos homens. Leia Mais »
Pesquisadora analisa mitologia yorubá e destacando os mitos sobre Exu. Estes foram selecionados pelo seu forte aspecto de história exemplar,uma vez que Exu é o orixá que possui personalidade mais próxima da dos homens. Leia Mais »
Doutoranda em Estudos comparados, pela USP, analisa obra do escritor e historiador moçambicano João Paulo Borges Coelho. O romance percorre os diferentes momentos históricos que marcaram o período da colonização de Moçambique Leia Mais »
Larissa Lisboa analisa os diversos discursos e releituras do samba, dos séculos XIX e XX, nas metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo. Além do caráter de resistência por parte das comunidades negras a autora destaca o embranquecimento do samba e seu uso pela classe dominante como estratégia de legitimaçao do racismo.
O Dique do Tororó, o corpo, a dança e as novas tecnologias como inspiração para Nadir Nóbrega Oliveira, coreógrafa, dançarina e doutoranda em Artes Cênicas.
Pesquisador e professor de Geografia da África da UNICAMP, Maurício Waldman, critica o desconhecimento da opinião pública sobre as contribuições do continente africano em termos de medidas imediatas para conter os efeitos do aquecimento global.
Assunção de Maria Sousa e Silva reflete sobre valores e costumes da cultura dos orixás a partir dos contos de Mãe Beata. Leia Mais »
Estudo mostra que instrumentos musicais percussivos afro brasileiros no espaço escolar contribuem para o processo de criação e fortalecimento de identidades negras positivas. Os instrumentos estudados foram: atabaque, cuíca, surdo, tamborim, reco-reco, caxixi, agogô, xequerê, marimba e ganzá. Leia Mais »
Isabel Leslie analisa as representações e reapropriações das identidades/ identificações histórico, ficcionais e sócio-culturais, na obra de Pepetela. Leia Mais »
Pesquisa avalia políticas públicas educacionais, no município de Itapetinga e revela a inexistência de um projeto articulado no sentido de efetivar a implantação da Lei 10.639/03, conforme previsto desde 2003. Leia Mais »
Diputa pelo poder, manipulação e modificação de regras e as tradições são temas de reflexão trazidos pela obra de Khosa, autor moçambicano, no olhar de Esmeralda Martinez, da Universidade Clássica de Lisboa. Leia Mais »
Pedagogo destaca o preconceito racial presente nos contos infantis e relata experiência vivenciada num espaço educativo não-formal com crianças de idade entre 5 e 6 anos e o uso do teatro como metodologia para a desconstrução de preconceitos e estereótipos. Leia Mais »
A trajetória de sucesso acadêmico e profissional de mulheres negras residentes na cidade de Salvador/ BA ganha destaque na análise de Edilene Machado que discute o significado político do ser mulher negra em uma sociedade desigual no que diz respeito ao acesso deste segmento aos espaços de poderLeia Mais »
Resistência quilombola frente a ameaça da perda da identidade cultural por conta da invasão da cultura do eucalipto, pertencente às empresas da região é tema de estudo do professor e pesquisador Eduardo Luis Biazzi de Abreu. Leia Mais »
Produção do audio-livro "13 de Maio: comemorar o quê?" destaca-se entre as experiências pedagógicas, promovidas no Instituto Federal da Bahia, que se insurgem contra questões de preconceito, invisibilidade e silenciamento dos discursos e da presença negra. Leia Mais »
Alexandre Braga alerta para o fato de grupos representantes do setor financeiro e das velhas camadas da elite que saíram derrotados nas últimas eleições parlamentares equatorianas colocarem em risco os avanços sociais dos últimos anos, marcados por uma série de políticas em prol da promoção da igualdade racial e de intensa agenda de ações no setor de desenvolvimento econômico. Leia Mais »
Professor de História da África da Universidade Estadual da Paraíba destaca o teatro de bonecos como linguagem possível na sala de aula e um recurso ou metodologia que pode auxiliar no processo de reinvenção da história e cultura afro-brasileira. Leia Mais »
Luis Carlos Ferreira nos apresenta alguns aspectos essenciais para a compreensão da filosofia africana e destaca o papel da oralidade e da ancianidade. Leia Mais »
Veja planejamento de aula em que voce poderá trabalhar valores da solidariedade e da cooperaçao a partir da mitologia iourubá.Leia Mais »
A discussão sobre o papel da mulher nas sociedades africanas e a importância da oralidade são levados para alunos de pós-graduação em História e Geografia, a partir de reflexões sobre o longa de animação Kiriku e a Feiticeira. O texto de Maria Antônia Marçal traz ainda planejamento para realização de atividades educativas junto a alunos do ensino fundamental. Leia Mais »
A produção acadêmica de MIlton Santos e Lais Souza. Leia Mais»
Ancestralidade e religiosidade na música de Tiganá Santana. Leia Mais»
Um olhar sobre a formação e prática docente na Paraíba. Leia Mais »
Arco do Teles do século XIX aos dias atuais por Lusana Lukata. Leia Mais »