Ano XIII - nº 34  |   maio 2020   |   ISSN 1983-2354
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Ativismo feminino em África: dinâmicas e perspectivas

“O presente artigo objetiva refletir sobre a relevância do empoderamento de mulheres africanas enquanto ativistas sociais (heroínas), que lutaram contra o domínio colonial em África, este desestruturou e fragmentou a organização social africana - na qual a ascendência familiar era definida pela linhagem materna [...]”

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O ensino religioso nas escolas públicas brasileiras: sobre laicidade, hierarquização e intolerância religiosa

“Entendemos que o ensino religioso deve ser ofertado numa perspectiva histórica e sem privilégios a nenhum grupo religioso. Assim, a escola pública poderá contribuir para valorizar as diversidades existentes no país”.

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A infância perdida: conflito militar de 07 de junho de 1998 na Guiné-Bissau

“[...] Tive uma infância no período da guerra e o período pós-guerra não foi diferente. Uma experiência que deixou marcas cicatrizadas dentro de mim, na minha alma e no meu espírito [...]”

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A afrocentricidade como perspectiva epistemológica no contexto brasileiro

“É por perceber a premente necessidade de ampliar o debate da afrocentricidade no país que este estudo trouxe propostas para pensar as ligações entre afrocentricidade, negritude, afro-referências, educação das relações étnicos-raciais e o ser negro no Brasil [...]”

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As marcas da resistência nos contos Dina e Zito Makoa, da 4.ª classe em Vidas Novas de Luandino Vieira

“O autor utiliza-se da arte literária para denunciar a repressão colonial e semear a ideia de que a libertação deve acontecer pelas mãos dos próprios oprimidos.”

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O deslugar do imigrante nacional em Moçambique no romance Neighbours, de Lília Momplé

“O artigo pretende discutir as condições sociopolíticas que estavam sujeitos os imigrantes nacionais moçambicanos durante a guerra civil, a partir do romance Neighbours [...]”

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As questões étnico-raciais na obra Memórias de um Sargento de Milícias

“O romance de costumes escrito de 1852 a 1853, na forma de folhetim em um jornal de circulação, tem uma trama que enfoca as classes populares e seus cotidianos e não os grupos burgueses como até então eram realizados os romances de costumes da época”.

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Gênero e raça no genocídio da juventude negra

“O texto busca refletir qual o papel do gênero nesses extermínios, uma vez que a violência letal atinge especificamente a jovens homens de cor negra em idade sexualmente ativa como apontam os estudos do Atlas da Violência. Compreendemos que essa discussão seja importante para pensarmos a centralidade da raça no extermínio desses sujeitos e sua relação com o racismo institucional”.

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A questão étnico-racial no ensino de português para falantes de outras línguas (PFOL) nas universidades públicas da Bahia

“[...] trabalho de caráter bibliográfico e documental mapeia as ações de produção científica e o ensino/aprendizagem de Português para Falantes de outras Línguas (PFOL) no contexto das universidades públicas da Bahia e problematiza a atenção conferida à questão étnico-racial, sobretudo, nos currículos dos cursos de Letras Vernáculas e nas pesquisas desenvolvidas no âmbito da graduação e pós-graduação”

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"Mayombe" e "A geração da utopia": um olhar literário sobre as marcas da guerra e do colonialismo em Angola

“O enfoque consiste nas marcas literárias que identificam a guerra em Angola, o colonialismo e a resistência do povo, no qual representam um ensaio engajado de libertação política e cultural”.

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Políticas Públicas de Educação: Programa de Ensino Secundário a Distância (PESD) em Moçambique

“Políticas públicas são aqui entendidas como o “Estado em ação” é o Estado implantando um projeto de governo, através de programas, de ações voltadas para setores específicos da sociedade”.

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Percursos e desafios da educação inclusiva na África Austral: caso de Moçambique

“[...]Normas da ONU sobre Igualdade de Oportunidades para as Pessoas com Deficiência (1993) que sublinha a importância da realização dos direitos humanos básicos das pessoas com deficiências que tenham sido alvo de discriminação assim como a Estratégia de educação inclusiva para alunos com deficiência [...]”

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Análise do poema a Infância perdida de Ernesto Lara Filho

“Este texto faz uma abordagem da infância vivida pelo sujeito poético com o seu amigo Edelfride, grande nome do futebol Benguelense, para quem ele dirige estas lindas palavras. Infância esta que se desenrola em Angola, particularmente em Benguela.”

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Variação na Língua Nacional Umbundo

“O Umbundo como qualquer língua (atenção LÍNGUA e não DIALECTO) também possui as suas variações mormente no plano fonológico, ou seja, a forma como os falantes de Caconda - possivelmente uma das regiões Ovimbundo na terra dos Nhaneka - falam, não é igual a forma como se fala no Lobito, litoral, ou em Camakupa, Bailundo, ou ainda Elende [...]”

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Contornos da atuação da sociedade civil no contexto moçambicano

“Neste artigo descrevemos o sentido da atuação da sociedade civil no contexto moçambicano. Com base no conteúdo parcial da nossa tese de doutoramento assente numa metodologia qualitativa e de adicional pesquisa exploratória, argumentamos que tal atuação apresenta contornos ambíguos cuja compreensão passa pela análise da lógica patrimonialista que condiciona as racionalidades políticas e a tomada de posição pelas organizações da sociedade civil.”

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A intervenção da sociedade civil no sistema prisional em Moçambique

“[...] até que ponto a vigilância da sociedade civil aos direitos humanos no sistema prisional moçambicano reflete com profundidade às necessidades da massa carcerária? A análise é fruto pesquisa de campo de dez meses entre 2013 e 2015, nos quais, através de revisão bibliográfica e observação participativa, foi acompanhado o trabalho da LDH (Liga dos Direitos Humanos) nas cadeias”.

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