“A educação problematizadora, investigativa e pautada em relações dialógicas pode ajudar os alunos a compreenderem as Ciências como uma ferramenta de desconstrução sociocultural de estereótipos. [...] A formação científica precisa assumir o real sentido do Educar por meio das Ciências, em um processo mais amplo de formação sociocientífica e humanística.” Leia Mais »
O artigo discute as “possibilidades de trabalhar os conteúdos sobre biodiversidade, em especial o de classificação dos animais, numa perspectiva afrocentrada e trazendo olhares decoloniais de como organizar, classificar e identificar a fauna numa ótica cosmogônica praticada pelas comunidades de terreiro”. Leia Mais »
“A racialidade brasileira permanece no silenciamento e na omissão, contribuindo com práticas de racismo cada vez mais notórias na formação de futuros profissionais da educação” e no exercício de sua ação pedagógica. Ao voltar-se para a análise dos livros didáticos, pesquisadores revelam o silenciamento da história e da cultura dos negros, o que provoca um apagamento social e racial, a partir de uma não legitimação de sua história e de sua cultura. Leia Mais »
Pesquisa destaca a potencialidade de uma abordagem dentro da licenciatura em Química que contribua para a desconstrução de uma série de preconceitos e estigmas, além da oportunidade de formação de professores mais humanizados, que dispõe de ferramentas para lidar melhor com o diverso em sala de aula. Leia Mais »
Estudo aponta para a marcante valorização de indivíduos brancos em detrimento aos negros, nos livros didáticos das disciplinas de ciências da natureza. Segundo os autores para além desta baixa representatividade, ainda persiste a presença de estereótipos nos livros de História, os quais trazem a população negra, muitas vezes com o foco na escravidão, por meio do discurso da pobreza, falta de higiene e da associação com o trabalho braçal. Leia Mais »
Pesquisa analisa questões relacionadas as formas de como os estudantes negros (as) têm sido inseridos (as) nas políticas educacionais nas duas últimas décadas, relacionando tais esforços ao caráter da cidadania dessa parcela da população; dando ênfase a relação que tem sido estabelecida por parte da Educação Matemática.”Leia Mais »
“[...] nos livros didáticos de Matemática, a negação à posição intelectual do negro produz graves consequências. Nos imaginários e discursos escolares e sociais contemporâneos, a Matemática tem se produzido como um componente curricular de grande valorização e prestígio social.” Leia Mais »
“O corpo é biológico, mas também é cultural e social. A cor e o fenótipo desse corpo influenciam nas suas relações pessoais e com a sociedade em que vive. [...] Nem sempre quando os professores discutem sobre o corpo humano lembram-se de enfatizar que os corpos são múltiplos, carregados de subjetividades, e que essa diversidade deve ser enaltecida, valorizada e respeitada”. Leia Mais »
“As cantigas de capoeira refletem todo um imaginário de acontecimentos relacionados ao processo de resistência da cultura africana e afro-brasileira. [...] podem trazer um conteúdo crítico, estabelecendo-se como uma proposta questionadora.” Leia Mais »
“Docentes analisam experiência pedagógica sobre vivências do trabalho com músicas africanas e afro-brasileiras na Rede Municipal de Ensino de Jaboatão-PE. As atividades possibilitaram aos alunos conhecerem com mais propriedade o legado cultural, histórico, geográfico, artístico e religioso da cultura negra.” Leia Mais »
Pesquisa analisa a forma como professores do ensino fundamental da rede pública, da cidade de Fortaleza (CE) e região metropolitana, percebem e trabalham os temas relacionados às culturas africanas e afro-brasileira, de modo a cumprir com os objetivos da Lei 10.639/2003. Leia Mais »
“Estudo amplia o debate sobre as evidências da incidência de símbolos africanos, denominados adinkras, em partes componentes da arquitetura brasileira a saber, elementos vazados, pisos, esquadrias, portões e grades de ferro.” Leia Mais »
Pesquisa destaca as contribuições da cultura negra na arquitetura e no urbanismo. Ao analisar as ementas de 65 disciplinas de diferentes universidades do país, traz críticas ao silenciamento deste conteúdo na formação de arquitetos e urbanistas e as consequências nas relações de poder que envolvem o reconhecimento do patrimônio. Leia Mais »
“A queda do céu: palavras de um xamã yanomami é uma obra que se insere num panorama crítico de reflexão acerca da posição da literatura no campo das lutas políticas, principalmente, nas que tomam a questão da identidade como central.”Leia Mais »
“Maria Firmina relatou a escravidão sob o ponto de vista dos escravizados, dando a eles vozes para que pudessem relatar suas memórias, não só da terra natal, como da travessia até chegar ao Brasil e a violência a que eles eram submetidos.”Leia Mais »
“O romance retrata inicialmente Florens, uma garotinha negra de sete ou oito anos que não consegue andar sem usar sapatos, que é entregue para quitar uma dívida de seu antigo proprietário. O artigo analisa as transformações sofridas pela protagonista, avaliando sua trajetória e a construção de Morrison em aspectos estilísticos que fortaleçam a leitura de Compaixão como uma narrativa Decolonial.” Leia Mais »
“Artigo reflete sobre o papel da religião na formação da identidade de Kehinde, a protagonista do romance “Um defeito de cor” (2012), de autoria da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Parte da imagem da encruzilhada, pensando o cruzamento dos efeitos políticos e subjetivos da religião, tomada como eixo de ação da protagonista” Leia Mais »
“Pesquisa traz análise do texto dramático Le Carrefour, que foi escrito em 1989 pelo togolês Kossi Efoui, a luz da perspectiva do dialogismo de Mikhail Bakhtin. O texto Le Carrefour apresenta quatro personagens: O Ponto, A Mulher, O Poeta e O Cana numa encruzilhada.” Leia Mais »
“A presente pesquisa visa compreender as contribuições da atividade cultural do Samba de Coco Irmãs Lopes para a decolonialidade de raça e gênero tecida no samba de coco da cidade de Arcoverde-PE. A fim de refletir sobre a produção política e cultural do samba de coco que surge na fronteira entre os sujeitos historicamente silenciados e a cultura do status quo.” Leia Mais »
“Pesquisa destaca as disputas em torno dos aspectos simbólicos, sobretudo ao que se refere aos patrimônios culturais coloniais – debate que foi amplamente divulgado devido à repercussão mundial do movimento Vidas Negras Importam, em 2020, mas que acontece no Brasil há muitos anos.” Leia Mais »
Artigo apresenta discussão sobre branquitude acrítica e relacioná-la à denegação da nossa amefricanidade. Essa denegação, segundo os ´pesquisadores é uma ruptura com uma realidade plural que se desvela em discursos que materializam nossas ontologias e visões de mundo. Leia Mais »
“Segundo estudo que tem como referencial teórico e analítico, a produção do psiquiatra e filósofo martiniquenho Franz Fanon, os juristas, a doutrina, e os tribunais nacionais apresentam uma concepção restrita e embrionária sobre o racismo.” Leia Mais »
“Estudo discute a relação entre conhecimento tradicional e sustentabilidade, evidenciados a partir de alguns saberes e práticas transmitidos através das gerações pelos moradores da Comunidade Quilombola Sítio Arruda, localizada no município de Araripe, Ceará, na região do Cariri.” Leia Mais »
Pesquisadores apontam para o crucial papel da escola no resgate das memórias, das práticas e da afetividade de mulheres quilombolas da Comunidade do Arruda, em especial quanto às contribuições para o desenvolvimento sustentável e o Bem Viver comunitários. Leia Mais »