Ano XI - nº 27  |   jul. 2018   |   ISSN 1983-2354

Banho de cheiro de São João no município de Abaetetuba, Pará, Brasil

Pesquisa realizada por biólogos investiga trinta plantas usadas no banho de cheiro feito em Abaetetuba. O banho apresenta ligações religiosas com as culturas afrodescendentes sendo o estudo do mesmo importante para a preservação da memória e do patrimônio cultural. A extensa pesquisa envolveu entrevistas com diversos atores locais, visitas a feira local e quintais para coleta, herborização e identificação das espécies. Leia Mais »

Considerações sobre racismo e branqueamento: a lei 10.639/03 como mecanismo de autoafirmação da identidade negra

Artigo traz uma abordagem sócia histórica que aponta a relação do papel da ciência frente às presentes desigualdades raciais e explica como ela serviu para fabricação e propagação de ideais racistas no Brasil. Leia Mais »

Diversidades, escola e educação: discutindo práticas e saberes

Pesquisadoras apontam a dialogicidade entre docentes e discentes como uma prática crucial para a construção de abordagens e práticas que visam problematizar o lugar da diferença e da diversidade no espaço escolar. Leia Mais »

Karingana wa karingana – era uma vez uma contadora de histórias: uma análise de “O alegre canto da perdiz”, de Paulina Chiziane

Mestre em Literatura e Crítica Literária destaca como a presença feminina e a figura da nação são colocadas na obra da escritora moçambicana. Leia Mais »

Literatura libertadora na voz de Paulina Chiziane: rastros coloniais e suas marcas

Identidade, oralidade e o universo da vida social e as tradições locais das mulheres moçambicanas são temas de artigo que analisa as produções da escritora moçambicana Paulina Chiziane, considerada uma das vozes literárias mais respeitadas da literatura africana de Língua Portuguesa. Leia Mais »

A lei 10.639/2003 e sua aplicação no ano de 2017 nas escolas de ensino fundamental da prefeitura do município de São Paulo, na disciplina de História

Professor analisa livros didáticos de História adotados pela rede municipal de ensino de São Paulo e aponta ausências e limitações na abordagem sobre história e cultura africana e afro-brasileira, não atendendo ao previsto na lei 10.639/03 e nem aos critérios de seleção dos livros didáticos previsto pelo MEC/ Brasil. Leia Mais »

A educação produzida nas encruzilhadas: experiências em terreiros de candomblé e docência na educação básica

Pesquisa analisa como os professores integrantes de Candomblé, vivenciam a relação entre docência e “vida de santo” e quais os desafios e potencialidades para a produção de conhecimentos e práticas educativas afrocentradas, que dialoguem com a experiência e história dos povos de terreiro.Leia Mais »

Entre bananeiras e bibliotecas: a presença de Borges e García Márquez num conto de Agualusa

Conto “Borges no inferno”, do escritor angolano José Eduardo Agualusa é analisado a partir de uma perspectiva que destaca intertextualidades com outros escritores. Leia Mais »

A ancestralidade oral – epistemologias africanas para uma educação antirracista

Estudantes de pedagogia da UERJ discutem a importância da inserção e valorização da oralidade no espaço escolar como um importante instrumento de resgate da memória, da história e das identidades negras, contribuindo para a construção de uma educação antirracista e afrocentrada. Leia Mais »

Passados traumáticos na autobiografia de Solomon Northup: uma análise do romance Doze anos de escravidão (2014)

Análise discute obra publicada em 1853 do escritor abolicionista afro-americano, Solomon Northup, nascido livre no estado de Nova York, nos Estados Unidos e que em 1841, ele foi sequestrado por mercadores de escravos e escravizado por doze anos. O romance é visto como um "canal de comunicação que dá voz aos outros escravos que não tiveram a oportunidade de narrar pela via da literatura as suas memórias traumáticas".Leia Mais »

Políticas públicas e gestão dos programas de acolhimento na UNILAB

Artigo analisa os desafios e as perspectivas da gestão dos programas de acolhimento de alunos estrangeiros e discute aspectos da inclusão social e educacional bem como interculturalidade e integração entre brasileiros e estrangeiros. Leia Mais »