Ano I - nº 01   |   maio de 2008   |   ISSN 1983-2354
 

Do calundu colonial aos primeiros terreiros de candomblé no Brasil

CandombléResistência e organização social: de culto doméstico à organização político-social-religiosa. Leia Mais »

Moçambique e Brasil: o debate das relações etno-raciais

A produção intelectual relativa à “miscigenação” e a “assimilação”, enquanto processos sociais embasadores da temática etno-racial no Brasil e em Moçambique, são trazidas para o debate, pelas pesquisadores Dulce Mongoi e Vera Rodrigues Leia Mais »

Educación universitaria en Brasil: desigualdades raciales y políticas de acción afirmativa para su combate

Marta Rangel, consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), analisa a introdução de ações afirmativas para afrodescendentes na universidade brasileira, através do sistema de reserva de cotas. Leia Mais »

Severo D'Acelino e a produção textual afro-brasileira

Severo D´AcelinoRosemere Ferreira da Silva, doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos, da UFBA, nos traz a trajetória de formação intelectual do escritor Severo D'Acelino e suas intervenções nas atividades culturais sergipanas. Leia Mais »

Burlando a vigilância: repressão policial e resistência negra no Recife do século XIX (1830-1850)

O historiador Wellington Barbosa da Silva, da UFRPE, analisa as tentativas das autoridades policiais de Recife, no século XIX (1830-1850), em coibir os ajuntamentos de negros pelas ruas, praças, chafarizes e tabernas. Leia Mais »

Do fragmento ao todo: modernidade, cosmopolitismo periférico e forma literária em Ondjaki

Jogos entre memória e modernização em tempos de globalização são analisados pela socióloga Paula Manuella Silva de Santana, a partir das obras do escritor angolano Ondjaki. Leia Mais »

(Re) conhecendo os símbolos do candomblé em busca da (re) construção da África perdida

Melissa Souza dos Anjos, estudante de Geografia da UERJ, transforma as casas/ terreiros, por conta da afluência, atração e difusão de idéias, fé e pessoas, em símbolos geográficos e os codifica, elucidando e contribuindo pra a dissipação dos preconceitos forjados pelo senso comum. Leia Mais »

Algumas reflexões sobre mídia e etnicidade

Sônia Santos, pesquisadora e apresentadora da TV Litoral, chama a atenção para o desenvolvimento e fortalecimento de mídias alternativas, surgidas em contextos periféricos como importantes mecanismos de revigoração da criatividade e formação de identidades étnicas e culturais, em contraposição a uma recorrente visão homogenizante e estereotipados. Leia Mais »

O canto no candomblé - música, cultura e identidade

Sara J. da Silva, mestranda da Faculdade de Comunicação da UFBA, em seu artigo, chama a atenção para a necessidade e importância de contemplar outras formas de expressões de música vocal que reflitam a diversidade cultural de nossa sociedade. O canto de acordo com Sara é capaz de "trazer à tona características de uma identidade na música vocal própria à cultura das religiões de matriz africana". Leia Mais »

Vozes e versos na festa quilombola dos Kalunga

Kalunga

O pesquisador Augusto da Silva Júnior (UnB) nos revela a memória afro-descendente e sertaneja, da Comunidade Quilombola do Kalunga, situada no nordeste do Estado de Goiás, onde práticas sincréticas conjugam religiões africanas e catolicismo popular. Leia Mais »

 

Brasil: A prática do trabalho escravo no século XXI. Leia Mais»

    Guiné-Bissau: Uma análise da obra da escritora Odete Semedo. Leia Mais»

Gastronomia: O acarajé como elo de identidade. Leia Mais »

Brasil: Conheça na íntegra o texto da Lei Áurea. Leia Mais »