Ano III - nº 10   |   agosto de 2010   |   ISSN 1983-2354

Representações da cultura negra em Sortilégio II: O mistério de Abdias redivivo

Artigo analisa as representações da cultura negra na obra Sortilégio II (Mistério Negro de Zumbi Redivivo), identificando a importância dos trabalhos do Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado em 1944 por Abdias Nascimento, cujo interesse era problematizar parte da história de resistência de grupos negros no Brasil. Leia Mais »

Balada de amor ao vento: questionamentos sobre as tradições moçambicanas

Análise do romance da escritora Paulina Chiziane é pano de fundo para a compreensão da figura feminina na sociedade moçambicana. Leia Mais »Leia Mais »

Noções de identidade na comunidade do Engenho Velho de Brotas

Grupo de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, nos revela a experiência adquirida a partir da troca de saberes entre comunidades populares e universidade. Leia Mais »

Mídia e racismo: Ideologias e discursos

Pedagogo analisa o papel do discurso midiático na elaboração de significados frente à(s) figura(s) pertencente(s) à outra identidade cultural.

Minha Avó

Poema do escritor Lasana Lukata a partir de traços da memória afro-brasileira denuncia a condição da mulher negra marcada pela opressão e violência.

África e Africanidades

Poeta e escritor Júlio César Freid’Sil destaca a iniciativa desta revista como um importante instrumento de conscientização e divulgação das questões étnicorraciais.

Brasil - Angola: estabelecimento das relações e início da política africana do Brasil (1975-1990)

Mestre em relações internacionais destaca o papel que o estabelecimento das relações Brasil-Angola, na década de 1970, teve no desenvolvimento da política africana do Brasil e como estas, desde então, vem servindo como amplificador da presença brasileira no continente africano. Leia Mais »

A (re)construção da etnicidade nas religiões de matriz africana do Rio Grande do Sul

Texto traz reflexão sobre o resgate da etnicidade como estratégia política por parte de grupos relacionados às religiões de matriz africana. O paradoxo entre reafricanização e universalização é tema deste debate. Leia Mais »

Obstáculos que inibem o desenvolvimento da democracia em Angola

As novas perspectivas e desafios da consolidação da democracia e da sociedade civil em Angola é tema do artigo do pesquisador do Centro Angolano de Altos Estudos Internacionais. Leia Mais »

O canto que embala a roda de capoeira angola que embala (a roda) da vida

Estudante de Ciências Sociais traz o universo da Capoeira Angola, através de importantes fundamentos da mesma; os cânticos da capoeira e os ensinamentos transmitidos pelos mestres. Leia Mais »

Valores civilizatórios africano-brasileiro em uma escola no município de Itapetinga/ BA: afirmação ou negação?

Pesquisadores analisaram como os elementos culturais africano-brasileiros estão sendo abordados no currículo escolar da rede pública de ensino do município de Itapetinga/BA e, no mesmo sentido, se existe uma devida valorização desses elementos culturais por parte do currículo escolar. A existência de uma política de formação para os professoresfoi uma dos resultados apontados pela pesquisa. Leia Mais »

O pensamento social brasileiro e a questão racial: da ideologia do “branqueamento” às “divisões perigosas”

Mestre em Ciência Política traz aos leitores as ideias centrais que permearam as discussões sobre a questão racial no Brasil: a ideologia do “branqueamento”, defendida pelas classes dominantes do Império, com base nas teorias racistas de cunho “científico”; o mito da “democracia racial”, que tomou corpo no pensamento social brasileiro a partir da publicação da obra Casa-grande & senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, em 1933; e “democracia racial” neste século XXI, por conta da instituição das iniciativas governamentais envolvendo as políticas de promoção da igualdade racial. Leia Mais »

O negro na mídia: a construção discursiva do “outro” cultural

Doutor em Comunicação e Cultura analisa como o negro foi historicamente representado pela mídia e quais as raízes culturais envolvidas no processo que influencia as atuais visões midiáticas sobre o corpo do homem negro e da mulher negra. Leia Mais »

Livros didáticos: contribuição para a aplicação no ensino de História e Cultura afro-brasileira e indígena em instituições de ensino públicos e particulares

Texto alerta educadores sobre cuidados na escolha dos livros didáticos como subsídio na aplicabilidade das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08, que obrigam o ensino de História da África, cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. Leia Mais »

O branqueamento da cultura afro-brasileira

Historiador destaca a necessidade de criação de uma política pública voltada para a interação social e valorização do negro na sociedade, bem como maior um conhecimento sobre as relações sociais, como fatores determinantes para o combate ao racismo no Brasil. Leia Mais »

 
Literaturas africanas e afro-brasileiras

Coletânea de textos escritos por professores e pesqusiadores brasileiros que apresentam aos leitores a análise das principais obras e autores da lusofonia, tais como os brasileiros Severo D'Acelino e Solano Trindade, Noémia de Sousa (Moçambique), Vera Duarte (Cabo Verde), Ruy Duarte de Carvalho (Angola), Eduardo White (Moçambique), Dina Salústio (Cabo Verde), Mia Couto (Moçambique), Odete Semedo (Guiné-Bissau) e Lídia Jorge (Portugal). Adquira já o seu clicando aqui

Mulheres Negras

    Coletânea de textos que traz inquietações e reflexões essenciais para a compreensão dos desafios e perspectivas da mulher negra na sociedade brasileira nos dias atuais. O livro aborda questões como a violência da mulher como problema de saúde pública; a inserção de mulheres negras no espaço empresarial; identidade e consolidação da cidadania; raça, gênero e sistema prisional. Adquira já o seu clicando aqui

Memória, Tradição e Oralidade

Coletânea de textos escritos por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que abordam temas como tradição oral africana, corporeidade negra e religiosidade como instrumentos de preservação da memória e da tradição africana e afro-brasileira, bem como instrumentos de luta e resistência. Adquira já o seu clicando aqui

Educação e relações étnicorraciais

Wangari Maathai

Coletânea de textos que integram o suplemento Sala de Aula. Dividido em seções temáticas, como: Por dentro da História; Literatura Infantil; Uma outra História; Trabalhando com projetos; Arte e Educação; e Construção de Saberes, o volume é um rico subsídio para professores, estudantes de licenciaturas e pesquisadores. Adquira já o seu clicando aqui

 
História

Coletânea que reune historiadores em torno dos eixos temáticos Luta e Resistência; Relação Brasil e África Lusófona; e Construção de Discursos e Ideologias. Apresenta um panorama da História do negro na sociedade brasileira a partir de multiplos aspectos. Adquira já o seu clicando aqui

Religiosidade

    Coletânea formada por textos de pesquisadores, professores e estudantes sobre aspectos da religiosidade, da identidade e da resistência negra. Agrega temas como o sincretismo entre catolicismo popular e religiões afro-brasileiras, símbolismos e resistêcnia contra pensamentos hegemônicos. Adquira já o seu clicando aqui

Política Educacional

Coletânea de textos escritos por psicólogos, assistentes sociais e sociólogos analisam os desafios e perspectivas em torno da inclusão das questões sobre o negro na sociedade brasileira nos currículos de graduação e da inserção e permanência de estudantes negros no ensino superior.Adquira já o seu clicando aqui