Ano IX - nº 22  |   maio-jul de 2016  |   ISSN 1983-2354

O legado homoerótico de Machado de Assis

Retrato do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908)

Artigo traz a crítica machadiana à sociedade patriarcal, heteronormativa e oitocentista. Para os pesquisadores Valeria Rosita e Luciano Marques da Silva, ambos da UFRRJ, no conto Pílades Orestes, Machado de Assis, recorre à estratégias políticas e discursivas para trazer uma percepção de que o homoerotismo também pode ser uma possibilidade no universo da política e do direito (Foto: Brasiliana Fotográfica/Biblioteca Nacional). Leia Mais »

Cultura negra brasileira: confluências e tensões no âmbito da escola

Retrato do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908)

Mestre em Relações Étnico-Raciais, a partir do debate em torno dos conceitos de cultura, negro e "cultura negra brasileira", traz críticas a permanência de práticas pedagógicas e curriculares hegemonicamente eurocêntricas que se colocam como desafio a implementação da lei 10.639/03.Leia Mais »

O ensino das literaturas africanas na microrregião de Joaçaba-SC

Pesquisa realizada com professores de ensino médio de escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC sobre o impacto da Lei 10.639/2003 aponta baixa adesão das escolas e professores, desconhecimento e insegurança dos docentes em abordagens sobre o tema e a necessidade de aproximação da escola dos movimentos sociais. Leia Mais »

A história do príncipe negro

Retrato do Príncipe Negro, José Custódio Joaquim de Almeida

Jornalista traz aos leitores a história de José Custódio Joaquim de Almeida (1832-1935), o Príncipe Negro de Ajudá, um dos responsáveis pela disseminação da religião do Batuque no Rio Grande do Sul. Destaca a relevância do Príncipe Negro para aspectos da cultura, história e política gaúcha e as possibilidades de diálogo destes conteúdos com o currículo escolar. Leia Mais »

Passos em Falso da Razão Antiimperialista: Bourdieu, Wacquant e o Orfeu e o Poder, de Hanchard

Michael Hanchard

"[...] O presente artigo disseca a caracterização errônea de Bourdieu e Wacquant do atual diálogo entre Estados Unidos e Brasil a respeito da diáspora africana no Novo Mundo. Ele identifica seus principais passos em falso e erros de julgamento e oferece uma crítica do modelo esquemático de circulação intelectual que os autores propõem no artigo. Depois de demonstrar a sua representação radicalmente equivocada do Orfeu e o Poder, de Michael Hanchard, o presente artigo termina com uma discussão a respeito do recente boom de publicações acadêmicas, escritas tanto por brasileiros quanto por norte-americanos, que abordam questões de raça, cor e nação no Brasil a partir de uma perspectiva da diáspora." Leia Mais »

Not all of History is recorded in the books supplied to school children: Pale History books and the neglected U.S./Brazilian dialogue over the New World African diaspora, 1914-1966

Os silenciamentos em torno da diáspora africana e o branqueamento da educação, presentes nos livros didáticos no Brasil e nos EUA são temas de debate de pesquisador da Universidade Duke, Carolina do Norte - EUA.Leia Mais »

 
Religiosidade e Resistência

Resistência e organização social: de culto doméstico à organização político-social-religiosa Leia Mais»

Literatura Afro-brasileira e Resistência

    A intelectualidade e resistência negra de Severo D'Acelino. Leia Mais»

Tradição e Resistência Feminina

Romance de Paulina Chiziane nos auxilia à compreensão da figura feminina na sociedade moçambicana. Leia Mais »

Meio Ambiente

África: Experiências de combate ao aquecimento global. Leia Mais »