Ano IV - nº 16 e 17 |  ago - nov 2012   |   ISSN 1983-2354

Mulher de casa e de candomblé

Valdineia Oliveira dos Santos, especialista em Antropologia da Cultura Afro-brasileira discute as tensões que emergem no cotidiano da mulher candomblecista, especificamente, quando é casada com alguém de fora da religião. A pesquisa é subsidiada pelas memórias de um grupo de mulheres do candomblé, junto às quais se procura compreender quais as estratégias com as quais subvertem o poder de seus maridos para ir ao candomblé. Também com quais mecanismos de vigilância e controle social tem que lidar na vida doméstica e pública. Leia Mais »

A comunicação em Angola como capital de mudança: considerações sobre os medias e a era digital, soft power e as relações de poder.

Victor Estáquio, investigador e doutorando em Estudos Africanos no ISCTE-IUL em Lisboa, Portugal analisa os desafios e perspectivas trazidas pelas possibilidades de mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais de Angola a partir da ampliação da comunicação de massa. Leia Mais »

Desavenças do Sul na era digital: do broadcasting colonial ao social media na África subsariana

O papel da imprensa nas relações de poder e de contra-poder nos períodos colonial e pós-colonial são temas abordados neste artigo. Leia Mais »

Movimentações atlântico-africanas recriações cultuais e místicas no século XVIII:

Ao atravessarem o Atlântico os europeus impuseram sua cultura sobre os territórios conquistados, tentando eliminar os cultos e crenças próprias das colônias ultramarinas. Iniciando pela África e desdobrando-se a América, parte destas práticas foram ressignificadas em um novo complexo místico. Neste artigo, alguns elementos destas novas crenças que se desenvolveram nas duas margens atlânticas são analisados através de alguns casos documentados pela Inquisição de Lisboa durante o século XVIII, na América portuguesa e em Angola. Leia Mais »

O seriado Antônia e a construção da identidade da mulher negra

Artitgo discute a contribuição deste seriado para a construção de identidade negra.Leia Mais »

 

Denuncia: Feminicídio no Congo. Por Diego Novaes. Leia Mais»

    Ricardo Riso apresenta a revista Sopinha de Alfabeto, de Cabo Verde. Leia Mais»

Acarajé como elo de união e identidade. Leia Mais »

Militância, ancestralidade, memória e tradição. Leia Mais »