Ano III - nº 12   |   fevereiro de 2011   |   ISSN 1983-2354

A reafricanização dos espíritos na obra de Amílcar Cabral – sobre um depoimento de Mário Pinto de Andrade

Depoimento de Mário Pinto de Andrade sobre a vida e a obra de Amílcar Cabral, líder do Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo Verde, é um registro sobre as atividades intelectuais e políticas de uma geração de estudantes africanos que deram início aos movimentos de libertação de seus países do colonialismo português. Leia Mais »

Gèlèdé: o poder feminino na cultura africana yorùbá

Artigo traz para os leitores as diversas percepções sobre a mulher na cultura yorùbá, destacando o papel das mesmas na organização, estrutura social, poder religioso e político. Leia Mais »

A fundação da Colônia de Sacramento, e a chegada do negro no estremo sul da América a partir de 1680

Historiador destaca a presença do negro na formação do Rio Grande do Sul,a partir da Colônia do Sacramento, um ponto de comércio de escravos e, fomento da clandestinidade e do contrabando na venda de escravizados. O autor ainda destaca a participação do negro para além da utilização deste como mão-de-obra principal no desenvolvimento das charqueadas e na agricultura. Leia Mais »

A variação linguística e gramatical no inglês da Nigéria

O artigo apresenta aos leitores a variação linguística e gramatical do inglês da Nigéria comparado ao inglês britânico em relação às línguas mais faladas tais como o igbo, hausa e yorùbá. Leia Mais »

Introdução a discussão da arte nos rituais africanos

Manifestações culturais como a oralidade, a música, a dança, os toques, as máscaras e os objetos da liturgia africana e afro-brasileira como instrumentos relevantes para o studo e resgate das culturas e das artes de matrizes africanas e afro-brasileiras. Leia Mais »

A reconfiguração da identidade nacional moçambicana representada nos romances de Mia Couto

Discursos sobre a identidade nacional é tema de historiadora ao analisar os romances Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo, do escritor Mia Couto. Leia Mais »

Memorial Kisimbê: preservando os saberes e fazeres do terreiro mokambo

Bibliotecária destaca a importância dos terreiros de candomblé para a preservação da memória, da criação de atividades educacionais, patrimoniais e a disseminação do etnoconhecimento. Segundo a autora, o Memorial Kisimbê tem como objetivo gerar uma reflexão sistemática à luz dos conteúdos teóricos, acerca de sua vivência local e os saberes aí constituídos; possibilitando o acesso a informação a pesquisadores e a toda comunidade interessada na cultura afro-brasileira. Leia Mais »

Multiculturalismo e minorias negras: uma reflexão necessária para a educação

Artigo discute a questão da formação da identidade, da negociação da cultura e da diferença, no âmbito do espaço escolar. Leia Mais »