Ano IV - nº 13   |   maio de 2011   |   ISSN 1983-2354

A contribuição de Carybé para a valorização da cultura afro-brasileira

Obra-CarybéEstudante de História traz aos leitores reflexões sobre a contribuição do artista argentino Carybé para que o candomblé entre outros aspectos da cultura afro-brasileira, fossem valorizados num período em que eles ainda não eram percebidos, por muitos, como integrantes da cultura nacional. Leia Mais »

 

Docentes da Educação Básica, bibliotecários e pesquisadores participantes do I Curso Mitologias Africanas e Afro-Brasileiras, realizado no último mês de março (RJ), pela Revista África e Africanidades, produziram reflexões e planejamentos de atividades pedagógicas sobre o tema, como atividades práticas do curso. Veja abaixo»

Por que não? por Lucia Gutierrez

"Hoje, o currículo não pode mais ser usado como desculpa limitadora. Agora este ensino é lei!"

Sociologia: Cultura e Sociedade, por Lady Christina de Almeida

O direito à diversidade religiosa como um direito humano fundamental.

Artes: Quadrinhos em Sala, por Mariselma Knaip

Apreciar os mitos africanos tendo a certeza de que eles fazem parte da nossa cultura

Bibliotecas escolares, por Alan Cruz de Souza

O papel do bibliotecário é o de estimulador da leitura, despertando a curiosidade.

Biologia: Ervas, por Silvânia R. Maciel

Ervas associada ao saber popular e científico e e a mitologias no debate sobre doenças dermatológicas.

Séries Iniciais: Reescritas, por Angela Mª P. Ramos

Identificar as partes principais de um mito de criação e reescreve-las em grupo.

Literatura:1ª fase do modernismo, por Taís dos Santos Abel

Relação entre o personagem Macunaíma, da obra de Mario de Andrade e a figura do orixá Exu.

História: África e Africanos no Brasil, por Alexandre Wilson S. da Silva

A participação dos africanos e afrodescendentes na formação da sociedade brasileira.

Literatura: 3ª geração do romantismo, por Bárbara A. Carvalho

Culturas brasileira e africana através da releitura de textos literários de autores brasileiros.

História: Laços Brasil / África, por Claudete Duarte R. Campos

Influências africanas na cultura brasileira e personalidades afrodescendentes.

História: sociedades da Antiguidade, por Emerson P. Huguenin

Mitos de Oxum, a orixá dos rios e as sociedades hidráulicas da Antiguidade.

Artes: Barroco no Brasil, por Maria de Fátima dos S. lobato

A influência negra na produção artística do barroco brasileiro.

Biologia: Meio Ambiente, por Mário Luiz de P. Teixeira

Mitologia africana e ecossistema dos rios Macaé e Rio das ostras, na Reserva Biológica da União.

Sociologia: Mulher em debate, por Paulo Henrique Dantas Pinto

Concepção de maternidade e sensualidade nos mitos iorubás.

Artes: Máscaras, por Verônica Reis da Silva

A origem dos rituais de mascarados na Sociedade Gueledé é tema em sala de aula

História: Mito e História, por Paulo Henrique Dantas Pinto

Relações entre os personagens mitológico Omulu e histórico Aleijadinho.

História: As grandes navegações, por Emerson P. Huguenin

Domínio das águas pela mitologia africana e o imaginário dos navegadores e os perigos do mar.

Projeto: Barroco na Baixada Fluminense e obras de Aleijadinho

Construção de identidades a partir da pesquisa de personagens e artistas afro-brasileiros.

Projeto: Brasil Colônia

O estilo barroco, a mineração e a saúde no Brasil colonial, tendo os mitos de Omulu como pano de fundo.

Literatura: Mulher Negra, por Elisabete Nascimento

Narrativas orais e protagonismos da mulher negra são destaque em atividades de sarau.

Literatura: Mulheres, por Carla Pereira Lima

As representações míticas das mulheres nas diversas mitologias

Desconstruindo práticas hegemômicas, por Elisabete Nascimento

Para docente, a Lei 10639-2003 deve ser "implementada" a partir de um recorte metodológico que garanta o "empoderamento" crítico de grupos subalternizados bem como o de professores