Ano II - nº 07   |   novembro de 2009   |   ISSN 1983-2354

O Regionalismo Literário: Um estudo de "Os Flagelados do Vento Leste' e de "Vidas Secas"

O encontro entre as obras do caboverdiano Manuel Lopes e do brasileiro Graciliano Ramos ganham destaque no artigo de Eneile Saraiva. Leia Mais »

Agbára Dúdú (Força Negra)"

Reflexões sobre a re-construção da identidade dos afrodescendentes, a partir do encontro entre a produção acadêmica do Geógrafo e Professor baiano Milton Santos e da educadora popular-militante baiana Laís Souza. Leia Mais »

(Re) enegrecimento feminizado: saberes e aprendizados no currículo invisível da comunidade remanescente quilombola de Helvécia - BA

Autor destaca o papel das mulheres no proceso de revitalização da história, da cultura e da identidade da comunidade, que após um intenso processo de embranquecimento reenegrece a partir da construção de saberes e aprendizados que permeiam o currículo invisível comunitário. Leia Mais »

Misericórdias africanas no século XVII: a Misericórdia de Massangano

Ingrid Oliveira destaca a importância da Misericórdia de Massangano, região da África Centro-Ocidental como lócus de afirmação da posição social de um indivíduo como membro de uma elite local. Leia Mais »

Movimento Helaiz - Mães em ação contra o rapto, o seqüestro e o desaparecimento de crianças

O Movimento Helaiz, formado por mães em luta pela prevenção ao sequestro e ao desaparecimento de crianças e adolescentes, lançou na última quarta-feira (18/11), o Projeto Sou da Vez. A charge acima, de Diego Novaes, ilustra mil cartazes impressos pela Fiocruz, que serão fixados em escolas e postos de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Divulguem!Leia Mais »

Batuque, samba e macumba: estudo de gesto e de ritmo (1926 – 1936), de Cecília Meireles

Uma apresentação da obra literária e artística de Cecília Meireles por Denise Guerra

O poder da ancestralidade na musicalidade do cantor e compositor Tiganá Santana.

Em entrevista exclusiva Tigana Santana fala sobre o lançamento do seu CD Maçalê, seu encontro com a música, religiosidade e muito mais. .

“O canto da Rainha”: a Bahia cantada na voz de Daniela Mercury

Ianá Souza reflete sobre a explicitação dos aspectos da baianidade e da africanidade no trabalho artístico da cantora, destacando a processo de mercantilização desta cultura.

 
Arte e Luta

Garnizé e sua luta contra as almas sebosas no cinema, na música e na vida real. Leia Mais»

Controle Financeiro

    Uma necessidade mundial de combater o desperdício. Leia Mais»

Direitos Humanos

Liberdade religiosa e o povo de santo. Leia Mais »

Mancala

A herança dos jogos africanosl. Leia Mais »