Ano VIII - nº 20  |   novembro de 2015  |   ISSN 1983-2354

Algumas implicações do diálogo negro e samba

Doutor em Ciência da Literatura - Poética, analisa o samba enquanto fonte de informação, de patrimônio e de relações humanas e históricas. Destaca os processos de resistência, ressignificação, silenciamentos e invisibilidades. Leia Mais »

Quem tem medo das professoras negras?

Artigo revisita a história da educação brasileira e destaca reformas educacionais que resultaram num gradual branqueamento do campo da profissão docente ao longo do século XX. Os processos de luta histórica e o protagonismo de mulheres negras pelos espaços educacionais formais, assim como de invisibilidade de mulheres negras alfabetizadoras informais são alguns pontos de reflexão levantados por Ivanilda Amado Cardoso. Leia Mais »

Comunidade negra no contexto socioeconômico e histórico de Pelotas

O artigo discute a importância do reconhecimento das comunidades quilombolas, a identificação da contribuição na cultura doceira e a identidade da cidade de Pelotas, a partir do conceito de educação patrimonial. Leia Mais »

Cotas para negros no Ensino Superior: leituras em Joaquim Nabuco

Pesquisa da Universidade Federal de Tocantins traz reflexões sobre cotas universitárias a partir do pensamento nabuniquiano de forma a subsidiar os debates em torno da inserção da população negra nas políticas públicas.Leia Mais »

 
Patrimônio

Jongo: resistência e memória negra. Leia Mais»

Direitos Humanos

    Insegurança alimentar e população. negra. Leia Mais»

Violência doméstica

Atinge mulheres de todas as cores, idades e classes sociais. Leia Mais »

Meio Ambiente

África: Experiências de combate ao aquecimento global. Leia Mais »