Ano I - nº 02   |   agosto de 2008   |   ISSN 1983-2354

A saúde da mulher: A violência como problema de saúde pública e a importância dos recortes étnico / racial

Saúde da mulher

Ana Elisa de Araújo Messias discute a importância do reconhecimento do recorte étnico/racial na questão da saúde pública, do qual o racismo é fator somatório na vida da mulher negra. Leia Mais »

Murmúrios e sonambulismo em terras moçambicanas

Os romances A costa dos Murmúrios, da portuguesa Lídia Jorge, e Terra Sonâmbula, do moçambicano Mia Couto são objetos de comparação da pesquisadora Josilene Silva Campos. Leia Mais »

Germano Almeida

Os caminhos do amor filial em "Os Dois Irmãos", de Germano Almeida

A importância da figura paterna, como representante dos valores da família e da comunidade é analisada por Carla Ribeiro.

Reinvenções da África na Bahia

Resenha de Wilson Rogério Penteado Junior traz a produção cultural negra dos blocos afros na Bahia, analisada por Patrícia de Santana Pinho.

Alguns voôs em O último voô do flamingo

Obra do moçambicano Mia Couto é analisada por Letícia Pereira de Andrade, sob a perspectiva das teorias da narrativa na contemporaneidade.

A hora de rodar a baiana: preservação das matrizes de origem africana na religiosidade brasileira contra a intolerância

Baiana

O acirramento dos conflitos deflagrados pelas religiões pentecostais contra a religiosidade de matriz africana, no Brasil é tema do artigo de Álvaro Roberto Pires. O autor chama a atenção para a destruição parcial do terreiro Oyá Onipó Neto, na cidade de Salvador como um episódio recente da intolerância religiosa em nosso país. Leia Mais »

Função social da universidade e políticas de ações afirmativas no Brasil: elementos para discussão sob o prisma da avaliação institucional

Bruna Tarcília Ferraz analisa as transformações da universidade pública face às necessidades da sociedade e os anseios da população negra, historicamente excluída. Leia Mais »

Negros escravos, negros papa-méis: Fugas e sobrevivência africana nas matas de Alagoas e Pernambuco no século XIX

Professora e pesquisadora Janaína Cardoso de Mello revela o caráter insurrecional da guarda-negra papa-mel na Revolta da Cabanada, no interior das matas do sul de Pernambuco e norte de Alagoas. Leia Mais »

Mulheres negras: um ensaio de como se dá a inserção destas trabalhadoras no espaço empresarial

A inserção de mulheres negras no espaço empresarial brasileiro, a partir das ações de responsabilidade social e políticas de diversidade é tema da pesquisadora Jussara Francisca de Assis.Leia Mais »

A Pintura de Malangatana Valente

julagamento-malangatana-valenteDenúncia do dilaceramento da cultura moçambicana durante o jugo colonial e, posteriormente, na guerra fratricida no período do pós-independência é resgatada por Ricardo Silva Ramos de Souza, nas obras do pintor moçambicano Malangatana Valente.Leia Mais »

Contos de Mãe Beata de Yemonjá: Tradição Oral no Candomblé

Contos da tradição oral africana são destaque na resenha da obra Caroço de dendê: a sabedoria dos terreiros, de Mãe Beata de Yemonjá.Leia Mais »

A reação de classe no reagente racial

Políticas de Ações Afirmativas, como o Estatuto da Igualdade Racial, são destaques no artigo de Heron Albergaria de Melo, economista e mestre em Análise Regional.Leia Mais »

(Re)vivências negras: Entre batuques, bailados e devoções - práticas culturais e territórios negros no interior paulista (1910-1950)

Alexandre Emboada da Costa, da Cornell University, resenha obra de Sérgio Luiz de Souza, que traz uma analise das práticas sociais e culturais das populacões negras entre as décadas de 1910 e 1950 na cidade de Ribeirão Preto, no interior Paulista. Leia Mais »

 

Leis abolicionistas e mobilização escrava. Leia Mais»

    Escritora Sonia Rosa traz dicas de literatura e atividades culturais. Leia Mais»

Uma análise da corporeidade africana e afro-brasileira. Leia Mais »