Ano VIII - nº 21  |   jan-abr de 2016  |   ISSN 1983-2354
MULHERES NEGRAS

Marias que venceram na vida: uma análise da ascensão da mulher negra via escolarização em Salvador, BA

A trajetória de sucesso acadêmico e profissional de mulheres negras  residentes na cidade de Salvador/ BA ganha destaque na análise de Edilene Machado que discute o significado político do ser mulher negra em uma sociedade desigual no que diz respeito ao acesso deste segmento aos espaços de poder. Leia Mais »

Mulheres negras no século XIX: entre a submissão e a rebeldia

Artigo traz reflexões sobre a condição social das mulheres negras no Mato Grosso, no século XIX e investiga em que medida a situação social feminina e negra se diferenciava das outras categorias sociais. Leia Mais »

Mulheres negras: um ensaio de como se dá a inserção destas trabalhadoras no espaço empresarial

A inserção de mulheres negras no espaço empresarial brasileiro, a partir das ações de responsabilidade social e políticas de diversidade é tema da pesquisadora Jussara Francisca de Assis. Leia Mais »

Raça, gênero e sistema prisional: relato de experiências com mulheres negras que cumprem penas em regime aberto ou semi aberto

Repercussões do racismo no contexto familiar e social de mulheres sob pena de liberdade em regime aberto ou semiaberto. Leia Mais »

Mulheres negras brasileiras construindo identidades negras positivas: um caminho para a consolidação da cidadania

Texto analisa o movimento de organização autônoma de mulheres negras enquanto sujeitos políticos. Leia Mais »

Função social da universidade e políticas de ações afirmativas no Brasil: elementos para discussão sob o prisma da avaliação institucional

Bruna Tarcília Ferraz analisa as transformações da universidade pública face às necessidades da sociedade e os anseios da população negra, historicamente excluída. Leia Mais »

Nas terras do cacau: religiosidade, mulher negra e comunidade

Recorrendo à história oral e à memória, entre 1960 e 1990, Cristiane Batista nos traz reflexões em torno de mulheres negras e suas  experiências numa comunidade cacaueira, no sul da Bahia. Leia Mais »

A saúde da mulher: A violência como problema de saúde pública e a importância do recorte étnico/ racial

Ana Elisa de Araújo Messias discute a importância do reconhecimento do recorte étnico/racial na questão da saúde pública, do qual o racismo é fator somatório na vida da mulher negra. Leia Mais »

A mulher negra brasileira

Ser mulher e ser negra no Brasil significa estar inserida num ciclo de marginalização e discriminação social. Isso é resultado de todo um contexto histórico, que precisa ser analisado na busca de soluções para antigos estigmas e dogmas. Leia Mais »

Qualquer forma de amar vale a pena

Psicóloga afirma que "ironicamente a violência doméstica é o mais democrático de todos os fenômenos sociais. Atinge as mulheres de todas as cores e classes; as brancas, as negras, as pobres, as ricas". Leia Mais »

PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL

Malê Debalê: lugar de negro, lugar de aprender

Construção de identidades a partir de vivências no Bloco Afro Malê Debalê, de Salvador. Leia Mais »

O design da alma: o legado do axé dos mestres e mestras dos saberes e fazeres afro-brasileiro

"No campo das “Ferramentas” ou “Emblemas Religiosos” e da “Alta Costura das Divindades”, ou seja, as roupas dos “Santos”, base material das expressões rituais das práticas afro-brasileiras, observamos um universo inesgotável de possibilidades criativas, já observadas nas práticas contemporâneas de artistas, estilistas ou designers de moda". Por Jaime Sodré. Leia Mais »

Introdução a discussão da arte nos rituais africanos

Manifestações culturais como a oralidade, a música, a dança, os toques, as máscaras e os objetos da liturgia africana e afro-brasileira como instrumentos relevantes para o studo e resgate das culturas e das artes de matrizes africanas e afro-brasileiras. Leia Mais »

Um olhar sobre a cultura corporal de movimento afro-brasileira construída a partir da corporeidade africana

De acordo com a professora Denise Guerra a corporeidade multifacetada do homem africano apesar das atrocidades da escravidão e de toda sorte de estigmas nomeados pelo homem branco, teve uma energia vital mais brilhante e deixou -se vibrar através de sons e ritmos. Leia Mais »

Tradição Oral: Pétalas da fala transmitidas por caboclos e pretos-velhos

André Sampaio reflete sobre ruptura X tradição, purismo X pluralidade e traz a riqueza da oralidade transmitida durante pelo povo e pelos santos da Umbanda. Leia Mais »

Jongo e resistência cultural

Especialista em História da África e do Negro no Brasil aborda a manutenção da prática do jongo do final do século XIX até os dias atuais, destacando seus elementos, legislaçoes que contribuíram para divulgaçao e preservaçao desta manifestação cultural e caracteriza 3 comunidades jongueiras. Leia Mais »

Acalantos afro-brasileiros

Os personagens de influência africana para as cantigas de ninar afro-brasileiras e a referências às mulheres negras escravizadas e seus afazeres domésticos são temas de análise de Denise Guerra. Leia Mais »

Ticumbi: lembranças de uma África no Espírito Santo

O Ticumbi da região de São Mateus do Estado do Espírito Santo é investigado neste artigo como uma manifestação cultural afro-brasileira fundamentada na conjugação de uma memória criada sobre a África fora dela com as lembranças pessoais de cada participante. Leia Mais »

Tradição oral africana na música popular brasileira

A cultura africana é cantada e reinterpretada por grandes intérpretes brasileiros como Maria Bethânia, Virginia Rodrigues, Elis Regina em grande s composições de Toquinhos e Vinicius de Moraes, Roberto Mendes E Ordep Serra, Ytthamar Tropicália Rey Zulu, Doryval Caymmi, entre outros. Leia Mais »

Corpo: Som e Movimento

Danças Brasileiras de matriz africana: quem dança, seus males espanta! Leia Mais »

POLÍTICAS PÚBLICAS

Negros e negras no ensino superior: singularidade para a permanência

Gênero, sucesso acadêmico e pertencimento racial de universitários do sul do Brasil são temas de análise. Leia Mais »

A reação de classe no reagente racial

Políticas de Ações Afirmativas, como o Estatuto da Igualdade Racial, são destaques no artigo de Heron Albergaria de Melo, economista e mestre em Análise Regional. Leia Mais »

Lembrando de não esquecer: ações afirmativas em questão no Brasil

Artigo aborda as condições que possibilitam a ressurgência de uma narrativa sobre a nação inter-relacionada ao debate racial, no Brasil. Leia Mais »

Política linguística na África: do passado colonial ao futuro global

Mestrando discute a política linguística dos países do continente africano após os processos de independências a partir da década de 1960 e destaca, sobretudo, a escolha de línguas européias como oficiais nessas novas nações. Leia Mais »

Ações afirmativas: uma necessidade plural e multicultural para a educação

Contrariando a posição das grandes mídias, a Revista África e Africanidades traz mais uma análise em defesa das políticas de ação afirmativa no Brasil. Veja artigo do antropólogo da UFMG, Carlos Eduardo Marques. Leia Mais »

Ações afirmativas e cultura da avaliação: o Programa Conexões de Saberes em questão

Análise da importância da avaliação participativa no âmbito da reforma da educação superior e suas influências no atendimento das demandas das populações de baixa renda na universidade. Leia Mais »

Negros estão fora do parlamento brasileiro

Numa parceria entre a UNEGRO e a Pro-Reitoria adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto foi possível realizar um levantamento sobre a presença negra no parlamento – nas 27 assembleias legislativas estaduais e do Distrito Federal, nas câmaras municipais das capitais e nas câmaras municipais das 20 maiores cidades do estado de Minas Gerais. Segundo Alexandre Braga e Adilson Nascimento coordenadores da pesquisa os resultados corroboram com as denúncias de racismo institucional. Leia Mais »

Tensões e desafios para a implantação da lei 10.639/03 no município de Itapetinga – BA

Pesquisa avalia políticas públicas educacionais, no município de Itapetinga e revela a inexistência de um projeto articulado no sentido de efetivar a implantação da Lei 10.639/03, conforme previsto desde 2003. Leia Mais »

Lembrando de não esquecer: ações afirmativas em questão no Brasil

Artigo aborda as condições que possibilitam a ressurgência de uma narrativa sobre a nação inter-relacionada ao debate racial, no Brasil. Leia Mais »

IDENTIDADES

A identidade cultural na pós-modernidade, de Stuart Hall

Jussara Francisca de Assis resenha o livro que analisa a crise na pós-modernidade, diante de mudanças estruturais que fragmentam e deslocam as identidades culturais de classe, gênero, etnia, raça e nacionalidade. Leia Mais »

In-pureza racial e identidade negra entre os militantes negros de Mossoró - RN

O antropólogo, Francisco Carlos de Lucena, (ISES-PE), reflete sobre a construção de identidades entre os militantes negros da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Leia Mais »

Identidade negra e classe média negra na pós-modernidade

A pesquisadora Thais Joi Martins, analisa as especificidades da significação, re-significação e da construção da identidade pessoal e profissional de mulheres e homens negros da classe média brasileira.Leia Mais »

MOVIMENTO NEGRO

Movimento Negro no Brasil: mobilização social e educativa afro-brasileira

Mestrando da Universidade de Aveiros, Portugal apresenta uma análise histórica do Movimento Negro (MN) no Brasil, centrada no potencial educativo desse movimento. Leia Mais »

Congresso Nacional do Negro de 1958

Historiador analisa o contexto e a importância deste congresso para as discussões e construção de novas alternativas políticas de inserção do negro na sociedade brasileira.Leia Mais »

RELIGIÃO E SOCIEDADE

O sequestro de Exu pela Igreja Universal do Reino de Deus: uma análise antropológica da tríade exorcismo, conversão e cura.

Para pesquisadora as igrejas neopentecostais, dentro das quais se destaca a IURD, nas últimas décadas deixam de negar os conceitos, símbolos, divindidades e práticas das religiões afro-brasileiras e passam a inseri-los como elementos chaves de seus cultos, a partir de uma reinterpretação dos mesmos. Leia Mais »

A hora de rodar a baiana: preservação das matrizes de origem africana na religiosidade brasileira contra a intolerância

Baiana
O acirramento dos conflitos deflagrados pelas religiões pentecostais contra a religiosidade de matriz africana, no Brasil é tema do artigo de Álvaro Roberto Pires. O autor chama a atenção para a destruição parcial do terreiro Oyá Onipó Neto, na cidade de Salvador como um episódio recente da intolerância religiosa em nosso país. Leia Mais »

Acordos e desacordos entre orixás, entidades e médiuns na construção da pessoa de religião

O artigo traz reflexões sobre as dimensões afetivo/sexual e religiosa na experiência de vida umbandistas, a partir das seguintes indagações: Em que medida a relação entre tais dimensões da vida nos remete a acordos e desacordos entre os médiuns e as entidades que recebem? Qual a importância da família de religião? Leia Mais »

A (re)construção da etnicidade nas religiões de matriz africana do Rio Grande do Sul

Texto traz reflexão sobre o resgate da etnicidade como estratégia política por parte de grupos relacionados às religiões de matriz africana. O paradoxo entre reafricanização e universalização é tema deste debate. Leia Mais »

Eles pintam o sete: relendo discursos

Análise da trama discursiva da Igreja Universal do Reino de Deus sobre a religiosidade afro-brasileira. Leia Mais »

O fenômeno da intolerância religiosa: produtor de novas identidades sociais no interior da religião afro-brasileira

O crescimento dos ataques aos terreiros de diversas manifestações da religiosidade afro-brasileira por neopentecostais é tema de discussão do artigo de Álvaro Roberto Pires, pesquisador e professor da Universidade Federal do Maranhão. Leia Mais »

Do calundu colonial aos primeiros terreiros de candomblé no Brasil

Resistência e organização social: de culto doméstico à organização político-social-religiosa é tema de análise da pesquisadora Nágila Oliveira dos Santos. Leia Mais »

Mãe Estella de Oxóssi e sua caminhada com os orixás

Aos 70 anos de iniciada, a Iyalórisà do Ilê Axé Opô Afonjá, é incansável na preservação do patrimônio religioso e cultural que lhe foi concedido por Xangô. Leia Mais »

Eu tenho medo: Intolerância religiosa, aos moldes do apregoado durante a Idade Média

Quais os efeitos da circulação de um vídeo que demoniza as religiões afro-brasileiras, instiga ao conflito, defende o proselitismo e o exclusivismo da salvação para o seu grupo religioso, os adeptos da igreja evangélica Império Geração Jesus Cristo? Veja uma análise que aproxima Friedrich Nietzsche, Roland Barthes, Michel Foucault e Jacques Derrida. Leia Mais »