Ano XVII – nº 50-52 | ago.-dez. 2024 | ISSN 1983-2354.
“Esta revisão oferta a comunidade cientifica uma visão acerca da utilização de plantas medicinais pelo povo quilombola no nordeste do Brasil, explorando a ‘riqueza da sabedoria popular relacionada à natureza, bem como a identificação das plantas mais frequentemente utilizadas e suas propriedades terapêuticas”.
Este artigo busca interseccionar os conceitos de genocídio, racismo e necropolítica no que tange a manutenção e estruturação do Estado brasileiro através de uma análise do massacre do Jacarezinho (ocorrido em maio de 2021, na cidade do Rio de Janeiro). A partir de revisão de literatura refletimos sobre a violência policial com ênfase na figura do sujeito negro periférico, principal alvo e motivação de quase todas as operações policiais nas favelas brasileiras que, por sinal, são associadas ao próprio Estado e envolvidas de um ódio estrutural.
“O objetivo deste estudo é compreender as vivências e percepções dos influenciadores negros à luz de casos de racismo algorítmico. Para alcançar esse objetivo, se adotou uma abordagem exploratória-descritiva, envolvendo quatro influenciadores negros que denunciaram publicamente casos notáveis de racismo algorítmico em diversos meios de comunicação”.
“O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise do curta-metragem brasileiro Cores e botas, da cineasta Juliana Vicente, com a colaboração das premissas cunhadas por Frantz Omar Fanon, no livro Pele negra, máscaras brancas. A meta, com isso, é fazer uma reflexão sobre a influência que conteúdos midiáticos exercem sobre o seu público-alvo, bem como sobre a inferiorização dos negros a partir do racismo”.
“O presente trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo dos livros didáticos do ensino fundamental distribuídos pelo governo às escolas do Ensino Básico de Macaé, a fim de avaliar como as parasitoses têm sido abordadas nos livros didáticos de Ciências, Ecologia e Biologia e buscou-se identificar se os livros associam as doenças parasitárias ao racismo ambiental.”
“Buscamos através deste trabalho, circunscrito no âmbito da pós-graduação promovida no Estado, delinear a implantação das políticas afirmativas étnico-raciais nas quatro instituições públicas de educação superior do Estado (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), observando a relação com cenário nacional e as especificidades regionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, voltada à compreensão a respeito das políticas, e documental, com vistas”
“O objetivo deste artigo é fazer uma breve análise do curta-metragem brasileiro Cores e botas, da cineasta Juliana Vicente, com a colaboração das premissas cunhadas por Frantz Omar Fanon, no livro Pele negra, máscaras brancas. A meta, com isso, é fazer uma reflexão sobre a influência que conteúdos midiáticos exercem sobre o seu público-alvo, bem como sobre a inferiorização dos negros a partir do racismo”.
“La investigación analizó las conceptualizaciones de estudiantes universitarios del curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas, de una universidad brasileña, acerca de los aportes de la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales para la formación inicial de profesores de Ciencias y Biología”.
“O trabalho tem como objetivo discutir os saberes culturais e suas implicações na Alfabetização e educação de base de jovens e adultos nas tabancas de Sansanto e Mankala, localizadas na região de Mansoa, em Guiné-Bissau. O texto trata da relação entre a educação não formal, promovida nas duas tabancas, com as heranças culturais vividas no país, as quais afetam a escolarização de mulheres, principalmente, ao interromperem seus estudos.”
O presente trabalho discute o cenário da prática do rito de purificação Pitakhufa, que marca a comunidade Sena com as normas consuetudinárias como padrão de ser, face às recomendações baseadas nas descobertas científicas e prevenção às IST.
“O artigo pretende refletir também sobre a diáspora negra tematizada por uma linhagem da literatura brasileira contemporânea. A partir de uma imagem do Cemitério dos Pretos Novos que aparece no romance, o trabalho aborda os escombros da escravidão, observando como o povo negro, tratado como figurante na história, se transforma por meio da literatura em protagonista”.
“[…] é urgente buscar veias, caminhos pelos quais possamos ruminar questões genuínas de nossas terras. Evitar e lutar contra um “pensamento colonizado” é imperioso, por isto, dentre diversos percursos, entendo que como um corpo negro é necessário pensar a partir deste lugar: o da negritude; com o amparo de diversos pensadores e pensadoras e, ainda, de construções sociais negras que são aportes efetivos para a formação de nosso país”.
“É de fundamental importância que a (o) psicóloga (o) compreenda que os negros brasileiros se tratam de pessoas africanas em diáspora que passaram por um intenso processo de embranquecimento, apagamento de pluriversalidades e de singularidades, exclusão e subalternização e que isso gera especificidades na subjetividade negra, bem como é necessário o conhecimento e reconstrução das narrativas de potencialidades negras”.
“O presente artigo, tem como função principal diagnosticar a influência direta dos quilombos na construção de uma identidade e de uma cultura afro-brasileira e americana. Com relação ao Brasil, esta identidade, esta mentalidade, foi possível pela união de três culturas distintas; a negra (africana), a branca (europeia) e a aborígene (indígena). ”.
Este “artigo é o estudo das relações negras quilombola, indígena e branca (colonos), na vila de Camamu, sobretudo, na época colonial e parte da republicana. […] O objetivo deste texto é analisar como se deu a resistência negra quilombola no município de Camamu – Baixo Sul da Bahia, na época colonial e parte da republicana. ”.
“O presente trabalho possui como objetivo compreender as atuais práticas de repatriação cultural pela França através de uma análise política, histórica e social, que examinou os traços coloniais presentes no domínio do patrimônio cultural para a constituição da identidade africana pelo desenvolvimento nacional e o direcionamento da diplomacia cultural francesa à cooperação internacional.”
“Este trabalho objetiva explorar saberes e práticas agroecológicas entre jovens estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, localizada no município de Penaforte-CE. ”.
“A edição Feminismos.2 do Caderno Intelectualidades Negras Brasileiras dá continuidade ao conjunto de textos reunidos como resultado de debates e reflexões realizadas por diferentes professoras/es e alunas/os envolvidas/os nos Cursos sobre Gênero e Raça (2022) e Raça e Classe (2023) junto ao Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emílio Goeldi, além dos debates e parcerias estabelecidas junto ao Programa de Pós-graduação em Memória Social/Unirio”.
“Pode parecer contraditório, mas o fato é que no intento principal de uma causa pode residir as razões de suas falhas. Tomemos como exemplo, deste aparente paradoxo, causas que são mobilizadas para a resolução de conflitos, opressões e desigualdades que atingem as mulheres. Políticas públicas no atendimento às demandas desse grupo tendem a falhar quando o intento de dar cobertura a todas as mulheres parte de uma compreensão universalizada de “ser mulher”. Assim, a nobre intenção de “ser para todas” pode acabar por ignorar a diversidade e a pluralidade das experiências femininas, […]”
“[…] ensaio mobiliza aspectos do pensamento da intelectual e ativista amazônida, Zélia Amador de Deus. Baseado em textos e entrevistas com Zélia, o texto enfatiza sua importância e centralidade na luta pelas Políticas de Ação Afirmativa na Amazônia e no Brasil”.
“O artigo contém uma breve apresentação da trajetória de Ivone Ferreira Caetano, primeira juíza e desembargadora negra do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e segunda mulher negra a ser nomeada desembargadora no país. Aborda, ainda, o livro “Rosa negra: retalhos de uma trajetória de superação”, escrito por Ivone Caetano em coautoria com Carlos Alberto Lima de Almeida”.
” Reconhecer a importância da interseccionalidade, nos faz compreender sobre diversas opressões que mulheres, e principalmente mulheres negras podem sofrer. O conceito pode nos ajudar, inclusive, a promover a discussão, a análise e a formulação de estratégias para abordar essas questões de maneira abrangente, seja dentro ou fora da academia”.
“[…] O texto está baseado na entrevista realizada com a artista, que de modo co-autoral nos presenteia com reflexões sobre o conceito de performance atuante, com base no qual nos provoca a tensionar os limites entre arte e vida”.
“O propósito deste texto é apresentar a antropóloga Zora Hurston em um contexto multifacetado de conhecimento, abordando os elementos (não)científicos que desenvolveram para a sua jornada como pesquisadora, assim examinaremos seus fundamentos teóricos e as suas contribuições inovadoras que trouxeram para a disciplina antropológica norte americana e para além dela.”
“Com o avanço do encarceramento feminino nas duas últimas décadas, busco pensar a forma com que a raça estrutura as prisões segundo Angela Davis, dando enfoque às mulheres negras e às violências interseccionais que são submetidas durante o cárcere.”
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