Ano XVI – nº 47-48  |   ago. – nov. 2023   |   ISSN 1983-2354.

Nossos cursos EAD
Pesquisar
Close this search box.

Artigos »

A importância de práticas educativas decoloniais no ensino de ciências

Pesquisadores do IFSP, a partir de levantamento bibliográfico, analisam as produções da CAPES, nos últimos 5 anos e discutem as formas de apagamento e silenciamentos da construção cientifica e histórica dos grupos colonizados. A partir da kalimba são apresentados saberes historicamente construídos por povos de matriz africana no ensino de ciências contribuindo para rupturas do epistemicídio historicamente presente nos espaços escolares.

Pesquisa analisa as formulações teóricas recentes sobre a literatura afro-feminina e a escrevivência de autoras negras no Brasil, e aponta as contribuições da  escritora Cristiane Sobral na proposição de uma nova representação para o corpo feminino negro, descontruindo estereótipos sobre a mulher negra na sociedade brasileira.

Resultando de uma pesquisa sobre urbanismo africano, realizada entre 2010 e 2016, o pesquisador Henique da Cunha Júnior esse artigo apresenta um extrato do trabalho relativo aos jardins egípcios, em particular sobre a árvore conhecida como figueira do faraó, denominada cientificamente como Ficus Sycomorus. Apresenta-se como uma contribuição importante para a aplicação da Lei n. 10.639/03, em especial nas áreas de ciências naturais, etnobotânica, paisagismo, arquitetura e urbanismo.

O presente estudo aborda as inquietudes encontradas nas situações ficcionais bem como na constituição psicológica e imaginário dos personagens, permeado pelo poder masculino sobre as mulheres e ainda, um poder entre colonizador e colonizados.

Artigo analisa as configurações de identidade em contexto diaspórico e em interlocução com a memória a partir do redimensionamento da categoria da personagem à luz do conceito de deslocamento.

Artigo analisa perspectivas epistemológicas trazidas pelas obras da filósofa Sobonfu Somécomo e as possibilidades de diálogos destas com as diversas práticas comunitárias da etnia Dagara que se apresentam enquanto elementos inspiradores de conceitos pretagóricos.

A Revista África e Africanidades (ISBN 1983-2354 – Qualis 2017-2020: A4) e o Grupo de Pesquisa Linguagem e Racismo (UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia) convidam linguistas, historiadores/as, cientistas sociais, pedagogos/as, antropólogos/as, juristas e pesquisadores de áreas afins para submeterem seus manuscritos ao número especial intitulado “Estudo sobre Homens não-brancos” da edição ano XVI vol. 44 Maio de 2023.

plugins premium WordPress