Ano XVI – nº 47-48  |   ago. – nov. 2023   |   ISSN 1983-2354.

Nossos cursos EAD
Pesquisar
Close this search box.

Artigos »

Colonialismo e maternidades das mulheres negras a partir do instagram

“[…] falar da maternidade dessas mulheres coloca um desafio de pesquisa que é, obrigatoriamente interseccional, com questões de gênero, de raça e de classe interarticuladas. Esses processos precisam, assim, ser avaliados desde o olhar das relações estabelecidas no colonialismo e apropriação dos corpos e suas implicações nas vivências contemporâneas […]” Foto: Eye for Ebony on Unsplash.

Artigo aborda como o romance Campo de Trânsito (2007), do autor e historiador moçambicano João Paulo Borges Coelho, e o filme Virgem Margarida (2012), do cineasta moçambicano Licínio Azevedo, empreendem uma possível relação entre espaços geográficos, literários e cinematográficos.

Autores dialogam sobre a necessidade de compreensão do significado do orgulho e visibilidade LGBTQI+, tendo como pontos para reflexão a formação docente, o recorte racial e o significado de orgulho para além da etimologia.

Texto subsidia nossas reflexões em torno das vozes das adivinhas, do mito de origem e do provérbio final que perpassam o livro O feitiço da rama de abóbora, obra de autoria do angolano Tchikakata Balundu e que recebeu o 1º Prêmio Sonangol de Literatura em 1991.

Trabalho analisa os impactos do esterótipo na saúde mental de mulheres negras  diretamente associadas à objetificação e hipersexualização, a partir de um levantamento histórico e da análise do discurso de Nátaly Neri no TED. Foto: Dia Studio.

Pesquisa de historiadora visa reconstruir as diversas e diferentes histórias dos sujeitos escravizados. Através de documentos históricos são analisadas as formações das famílias escravizadas e os assassinatos de senhores. Foto: Oladimeji Odunsi on Unsplash

Pesquisadoras avaliam as consequências no meio ambiente, provocadas pelo desastre da Samarco, na comunidade tradicional quilombola do distrito de Degredo, em Linhares-ES, após cinco anos da tragédia, e ainda, no cenário sócio-histórico da pandemia da COVID-19.  Foto: Fernando Madeira – 26/11/2015 em A Gazeta.

Artigo discute os desafios sociais enfrentados pelas mulheres negras no Brasil, com ênfase na realidade da mulher capixaba antes e durante a pandemia da Covid-19, destacando o aumento da violência doméstica. Foto de Polina Tankilevitch no Pexels.

Estudo traz análises comparativas sobre as hierarquias e suas relações de poder entre homens e mulheres dentro da estrutura sacerdotal das instituições religiosas que estão historicamente relacionadas à formação da sociedade brasileira. Foto: Thales Antônio – iStock.

Artigo avalia proposta de formação continuada na perspectiva antirracista direcionada aos professores da educação básica e destaca a importância das redes de aprendizagens em tempos pandêmicos. Photo by Santi Vedrí on Unsplash.

Pesquisadoras enfatizam a correlação entre a Literatura e a Sociologia, compreendendo como a leitura de autoras e autores negres são fundamentais para a promoção da educação antirracista nas escolas, aproximando as/os estudantes das discussões políticas e sociais.

Ensaio discute como o pensamento póscolonial está sendo aplicado à teoria urbana e como isso se traduz na formulação de políticas urbanas contemporâneas, com foco geográfico no continente africano. Foto: Nupo Deyon Daniel on Unsplash (Civic Towers, Lekki, Lagos, Nigeria).

A análise do conto da escritora moçambicana é ponto de partida para a reflexão sobre a construção das relações de poder advindas da colonização e do racismo. Foto: Divulgação da Editora Funilaria.

Mestranda em Estudos de Linguagens traz uma análise crítica da série Lovecraft Country (2020), da afro-americana Misha Green, destacando-a como uma transcriação afrofuturista. (Imagem: Captura de tela HBO Max)

Projeto piloto do NEAB virtual do IFPA campus Belém agrega saberes e experiências sobre ancestralidade, tecnologia, autonomia e um futuro possível. O ambiente funciona como uma arma contra-hegemônica utilizando a Zuhura, encantamento, no resgate e discurso positivo da cultura africana e afro-brasileira.

Estudo aponta para a necessidade de políticas de permanência de estudantes negros (as), revisões curriculares e novas perspectivas de ensino,  pesquisa e extensão. Foto: Elizeu Dias on Unsplash.

Entrevista

Poeta, escritora, professora e ensaísta.

Entrevista

A escritora e professora reflete sobre ficção especulativa na literatura.

Resenha

A obra foi escrita por Zeca Camargo e conta com profundidade particularidades da vida, da obra e da trajetória de uma das maiores – talvez a maior – cantora negra latino-americana”.

plugins premium WordPress